A seleção angolana de futebol contínua sem vencer no apuramento ao Mundial 2014, e este sábado vai defrontar o Uganda, um adversário que não consegue ganhar há 17 anos. A última vitória angolana sobre os ugandeses foi a em 1 de junho de 1996. Na primeira volta, houve empate no 11 de Novembro a uma bola.

A formação de Gustavo Ferrin está pressionada a vencer, se quiser manter intactas as aspirações de ir ao Mundial 2014 no Brasil. 

Em quatro jogos, Angola só empatou. Em comparação com os desafios entre ambas seleções, Angola tem vantagem no histórico de confrontos, mas como ela não joga e nem marca golos, o melhor mesmo é encarar a realidade atual e aumentar para quatro vitórias, conservando os dois empates e igual número de derrotas.

A última derrota de Angola em Kampala foi a 4 de outubro de 2010, sob comando do Francês Hervé Renard, para as eliminatórias de acesso ao CAN 2012, tendo perdido por 0-3, e a mais recente vitoria sobre os Cranes foi em 4 de outubro de 2011, em Luanda, por 2-0.

A melhor sequência de resultados dos angolanos sobre os ugandeses foi obtida entre 1 e 16 de junho de 1996, altura em que os Palancas Negras suplantaram os adversários de sábado por 2-0, em Kampala, e na resposta em Luanda, por 3-1.

Seguiu-se o período sem perder, com triunfo por 2-0 em 4 de outubro de 2011 e empate a uma bola, fora de casa, a 3 de junho de 2012. Apesar do equilíbrio nos resultados, destaca-se igualmente a série mais pobre dos angolanos, registada entre junho de 2008 e outubro de 2010, fase em que perderam sucessivamente (1-3 e 0-3).

O frente a frente entre Palancas Negras e Cranes deixou ainda recordes em cinco jogos, nos quais Angola marcou golos e sofreu em quatro, além de ter perdido apenas um nos últimos quatro desafios.

Com estes dados, aguarda-se por uma postura diferente e também mudança de atitude de todos, iniciando pelo próprio selecionador Gustavo Ferrin, que deverá mexer na estrutura responsável pelo empate há uma semana no Estádio 11 de Novembro em Luanda diante do Senegal (1-1), sob pena de dizer adeus Mundial 2014.

O jogo está marcado para as 14h de Angola. O Grupo J é liderado pelo Senegal com seis pontos. O Uganda tem cinco, Angola e Libéria seguem nas posições seguintes com quatro pontos cada. Tudo em aberto sobre o vencedor deste grupo.