A selecção angolana de futebol irá defrontar a formação do Zimbabwe, na última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações.

O sorteio realizado no início da noite em Johanesburgo, África do Sul, ditou que os "Palancas Negras" irão jogar a primeira mão fora de portas, fazendo o segundo encontro em casa.

Angola sabia que iria evitar alguns "tubarões" do futebol africano, uma vez que estava inserido no pote 1, onde estavam as equipas teoricamente mais fortes, com melhores prestações nas últimas três edições da Taça das Nações Africanas.

Este não é propriamente um adversário desconhecido para os "Palancas Negras". Angola já defrontou a formação do Zimbabwe em seis ocasiões, em jogos de apuramento para Mundiais de futebol e os resultados demonstram uma grande equilíbrio entre as duas formações. Angola venceu dois encontros, tantos quantos ganhou o Zimbabwe, tendo-se registado dois empates entre estas duas seleções.

O sorteio ditou ainda um encontro de gigantes, entre Costa do Marfim e  o Senegal. As restantes equipas dos PALOP´s também não tiveram muita sorte. Cabo Verde irá defrontar os Camarões enquanto que Moçambique medirá forças com Marrocos.

Os encontros da primeira mão estão marcados para o fim-de-semana de 7 a 9 de setembro, enquando que de 12 a 14 de outubro terão lugar os encontros da segunda mão. O sorteio da fase final está marcado para 25 de outubro.

A fase final realiza-se na África do Sul, em substituição da Líbia, que perdeu a organização devido a instabilidade política que viveu até recentemente.

A Taça de África das Nações vai pela primeira vez realizar-se num ano ímpar dos determinação dos membro da CAF, e passará a ser assim no futuro, para evitar coincidir com os Campeonatos do Mundo e Europeu.

Quadro completo dos jogos da última eliminatória ao CAN´2013

Burkina Faso - Rep Centro Africana

Gabão - Togo

Guiné-Equatorial - RD Congo

Costa do Marfim - Senegal

Argélia - Líbia

Sudão - Etiópia

Guiné Conacri - Níger

Tunísia - Serra Leoa

Marrocos - Moçambique

Camarões - Cabo Verde

Zâmbia - Uganda

Nigéria - Libéria

Gana - Malawi

Angola - Zimbabwé

Mali - Botswana