A seleção angolana de futebol venceu a sua congénere de Moçambique por 2-0, em jogo amigável disputado no Estádio Ombaka em Benguela. Os golos foram marcados por Kivuvu e Manucho Gonçalves, de grande penalidade.

Naquele que era o 18º encontro entre estas duas nações irmãs, a vitória acabou por sorrir aos da casa, num jogo onde mostraram algum ascendente sobre os "Mambas".

E porque era o primeiro jogo de Gustavo Ferrin a frente da seleção angolana, os "Palancas" sentiram alguma dificuldade para circular a bola na primeira parte, muito devido ao excelente posicionamento defensivo moçambicano. Os "Mambas" iam saindo em contra-ataque, tirando partido do maior entrosamento entre os jogadores.

Apesar disso, coube a Angola a grande oportunidade de golo na primeira parte. Numa combinação entre Djalma e Mateus, o jogador do FC Porto cruzou ao segundo poste onde apareceu Manucho Gonçalves a rematar, em esforço, às malhas laterais.

No regresso após intervalo, Moçambique entrou praticamente a perder. Um remate de Kivuvu, sem preparação, deu vantagem aos "Palancas Negras", numa altura em que já estava em campo Ruben que entrou no lugar de Diogo e Clésio no lugar de Mauro nos “Mambas”.

Moçambique tentou reagir mas sem nunca criar uma verdadeira oportunidade de golo. Angola passou a pressionar mais os moçambicanos e a recuperar a bola mais cedo.

Numa dessas pressões ainda no meio-campo dos "Mambas" deu no segundo golo. João Mazive ganhou uma bola a Djalma mas em vez de se desfazer do esférico, tentou fintar. Perdeu a bola e depois o jogador angolano apareceu estatelado no relvado. O árbitro considerou penalty, que Manucho Gonçalves não desperdiçou.

Os treinadores tentaram dar maior dinâmica as suas equipas, com entradas de vários jogadores que tiraram algum ritmo ao encontro. Moçambique bem tentou chegar ao golo mas não conseguiu encontrar formas de ultrapassar a defensiva angolana. Dany Massunguna e Bastos ganhavam as bolas todas, quer pelo ar, quer rente ao relvado.

Apesar da boa circulação de bola e de um maior entrosamento, Moçambique mostrou que tem de melhorar no último passe e arranjar alternativas na frente de ataque para finalizar as jogadas.

Esta foi a 12ª vitória angolana frente aos "Mambas" em 18 encontros. Moçambique apenas venceu por duas vezes os "Palancas Negras". Moçambique vai agora preparar o encontro com Marrocos, da última eliminatória de acesso ao CAN´2013, ao passo que Angola terá de ultrapassar o Zimbabwe para estar nesta competição em 2013, na África do Sul.

Ficha de jogo:
Onze de Angola: Onze de Angola: Lama; Dany, Bastos e Carlitos e Miguel; Kivuvu, Djalma, Manucho Dias, Manucho Golcalves, Pirolito , Mateus, .
Onze de Moçambique: Pinto, Joao Mazive, Gabito, Joao Aguiar e Miro; Manuelito I, Manuelito II, Mauro e Imo; Ruben e Sonito.