O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, enalteceu este domingo «a partida ética» de Angola com Zimbabwe (2-0), que garantiu o apuramento dos "palancas negras" para a fase final da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2013.

Em mensagem dirigida aos jogadores e a Pedro Neto, responsável máximo da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Eduardo dos Santos referiu que o encontro com Zimbabwe foi «uma partida ética durante a qual os jogadores angolanos souberam honrar a camisola da seleção nacional».

Também o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, felicitou a seleção angolana de futebol por ter garantido o apuramento para a fase final da CAN2013, a decorrer na África do Sul.

«Estamos todos de parabéns e agora a equipa técnica tem mais tempo para preparar melhor até chegar a África do Sul», disse Fernando da Piedade Dias dos Santos, em declarações à imprensa no estádio 11 de Novembro, em Luanda, citado pela Angop.

Angola venceu este domingo o Zimbabwe por 2-0, golos marcados por Manucho Gonçalves, aos quatro e cinco minutos, invertendo o resultado na primeira mão (3-1), em Harare.

Esta é a sétima vez que os "Palancas Negras" disputarão uma fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), depois da estreia em 1996 (África do Sul), 1998 (Burkina Faso), 2006 (Egito), 2008 (Gaana), Angola (2010), Guiné Equatorial e Gabão (2012).