A qualificação para o Campeonato Africano das Nações em futebol vai valer 20 mil dólares a cada jogador angolano. Este é o prémio que a Federação Angolana de Futebol tem destinado a cada atleta pele sétima presença no CAN.

Há ainda dois milhões de kwanzas a distribuir pelos jogadores que atuaram no encontro com o Zimbabwe, oferecidos por um dos patrocinadores.

Depois de eliminar o Zimbabwe, Petro Neto, Presidente da FAF, recebeu um cheque no valor de dois milhões de kwanzas (20 mil dólares), prometido pela empresa de bebidas alcoólicas Distillers Limitada, pela qualificação da Seleção Nacional de Futebol para a fase final da 29ª edição da Taça de África das Nações.

«Vamos oferecer o dinheiro a todos os atletas que jogaram com o Zimbabwe. O prémio coletivo é o mais justo pela atividade desenvolvida pelos atletas. Estamos profundamente agradecidos», destacou o responsável da federação.

Além deste dinheiro, há que contar com o que já estava destinado a cada atleta em caso de qualificação, ou seja, 20 mil dólares.

Um dos problemas que a FAF teve no passado foi o não pagamento a tempo, de salários e prémios de jogo. Isto aconteceu antes da participação no CAN2012, algo que terá desagradado os atletas. Os prémios foram pagos depois de terminar a competição, onde Angola não passou da fase de grupos, quando tinha como meta, chegar as meias-finais.

Além de Angola e África do Sul, na qualidade de anfitrião, encontram-se já apuradas as seleções nacionais da Argélia, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Etiópia, Gana, Mali, Marrocos, Níger, Nigéria, República Democrática do Congo, Togo, Tunísia e Zâmbia.

O CAN’2013 disputa-se entre 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro de 2013, nas cidades de Joanesburgo (Soccer City Stadium), Durban (Moses Mashida Stadium), Port Elizabeth (Nelson Mandela Bay Stadium), Nelspruit (Mbombela Stadium) e Rustemberg (Royal Bafokeng Stadium). Os campeões africanos jogam a Taça das Confederações, em 2013, no Brasil.