A seleção nacional de futebol terá a sua base principal, na cidade de Joanesburgo, durante a primeira fase do Campeonato Africano das Nações (CAN2013), a disputar-se de 19 de janeiro a 10 de fevereiro, na África do Sul.

De acordo com o vice-presidente para as relações internacionais e marketing da Federação Angolana de Futebol (FAF), João Lusevikueno, os “palancas negras” assim que realizarem os seus jogos em Durban, diante da África do Sul e Port Elizabeth frente a Cabo Verde regressarão a capital económica sul-africana, Joanesburgo.

Angola vai trabalhar durante os dois primeiros turnos, em Dezembro, na cidade do Lubango, província da Huíla, apenas com os jogadores que atuam no Girabola, face às condições climatéricas e de altitude que se assemelha a de Joanesburgo.

Estão agendadas as datas de 4 a 23 de Dezembro (primeira fase) e intervalo para o natal, regressando ao Lubango a 27 do mesmo mês até 4 de Janeiro.

Na capital da Huíla, onde o selecionador nacional, Gustavo Ferrin, se deslocou na quinta-feira para constatar as condições, o conjunto angolano realizará jogos de preparação com formações internas.

Depois da quadra festiva, os “palancas negras” retomam os trabalhos, já em Luanda, embarcando no dia 4 de janeiro para o palco da competição de forma antecipada, onde farão a última etapa de preparação com seleções a serem anunciadas posteriormente.

Angola está no grupo A, ao lado de Marrocos, seu primeiro adversário, no dia 19 de janeiro no estádio Soccer City, no Sowetto, arredores de Joanesburgo, África do Sul e Cabo Verde.