Continua o sobe e desce dos "palancas negras" na tabela das melhores seleções do Mundo. A formação comandada pelo uruguaio Gustavo Ferrín desceu cinco lugares e está na 84ª posição. No mês passado Angola era 79º.

No último mês Angola realizou dois encontros e não venceu nenhum: empatou a uma bola com o Congo Brazzaville em Lisboa, voltou a empatar no passado sábado frente a Gâmbia.

Em relação aos adversários do Grupo A do CAN2013, os "palancas negras" estão atrás de Cabo Verde (69º) e Marrocos (74º) mas a frente da seleção anfitriã, a África do Sul (87º). Aliás, todas as seleções da Poule A perderam lugares nesta atualização de dezembro do ranking FIFA.

No que toca aos adversários de Angola no apuramento ao Mundial2014, o Senegal, líder do Grupo J, está na 77ª posição, seguido do Uganda (84º), Angola e Libéria (112º).

A melhor posição de Angola na tabela das melhores seleções do Mundo foi alcançada em julho de 2000, quando os "palancas negras" eram 45º colocado. A pior foi em junho de 1994, quando ocupou o 124º posto.

Nesta atualização de dezembro, destaque para Portugal que perdeu três posições é está em 7º, da Colômbia que subiu três lugares e é 5º. A Espanha continua na liderança, seguido da Alemanha, Argentina, e Itália. Colômbia, Inglaterra, Portugal, Holanda, Rússia e Croácia fecham o top ten. A Costa do Marfim, 14º, é a melhor seleção africana do ranking FIFA.