O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, disse sábado, em Benguela, haver necessidade de repensar com urgência a actual situação do futebol na seleção nacional "A", devido aos resultados negativos da campanha dos Palancas Negras nesta época futebolística.

O dirigente reagiu neste sábado, em declarações à Angop, à eliminação da seleção comandada por Gustavo Ferrín na fase final do campeonato africano das nações para jogadores locais, CHAN 2014 (África do Sul), após o empate, por 1-1, com Moçambique no estádio de Ombaka, na cidade de Benguela.

O presidente da FAF  mostra-se preocupado com o futebol de seleções, fundamentalmente na equipa principal, isto porque os resultados previstos não surgiram perante a incapacidade para suplantar os adversários, daí o mau desempenho a todos os títulos.

«O objectivo nesta campanha seria no sentido de irmos à fase final do CHAN, o que era uma oportunidade para salvar a época», observou, referindo-se também aos maus resultados de Angola nas outras duas competições (Mundial e CAN), em que não teve oportunidade para estar na fase final.

De acordo com Pedro Neto, uma campanha negativa como esta vai provocar «que nós repensemos a situação no nosso futebol de seleções, analisando quais os factores por detrás do desempenho negativo».

«Quando o desempenho não é positivo temos de analisar se tem a ver com a capacidade, vontade ou com organização», sublinhou, indicando serem estes os aspectos que serão analisados pela direcção da FAF para introduzir correcções oportunamente.

Segundo ele, os intervenientes nesta componente, entre os quais a equipa técnica encabeçada por Gustavo Ferrín, serão visados na análise que a federação terá de fazer, visto que o desempenho da selecção não foi positivo.

No entanto, Angola sagrou-se vice-campeã africana na segunda edição do CHAN, em 2011, no Sudão, depois de perder na final diante da Tunísia, por 0-3, no Estádio de El Merreikh, em Omdurman, em Cartum, capital sudanesa.