A FIFA abriu um processo disciplinar com base na alegada utilização irregular de um jogador da Libéria no jogo contra Angola, de qualificação para o Mundial de futebol Brasil2014, disputado a 07 de setembro.

O jogo terminou com a vitória de Angola por 4-1, resultado que não influenciou a classificação do grupo J africano, em que os angolanos foram terceiros e os liberianos quartos. Qualquer que seja o resultado do processo disciplinar, o Senegal apura-se para a fase seguinte.

O processo disciplinar tem por base a alegada violação do artigo 55 do Código Disciplinar da FIFA e o artigo 8 dos Regulamentos do Mundial Brasil2014.

A Libéria foi convidada a pronunciar-se sobre a matéria, bem como a apresentar a prova documental que considere apropriada.

A situação é similar à ocorrida no jogo entre Cabo Verde e a Tunísia, também na última jornada do grupo B da zona africana, ganho no terreno por 2-0, o que valeria o apuramento aos cabo-verdianos.

Ao defender que Cabo Verde utilizou um jogador irregularmente, a Comissão Disciplinar da FIFA puniu Cabo Verde com uma derrota por 3-0, o que permitiu que fosse a Tunísia a avançar para a fase de "play-off".

O sorteio do "play-off" já foi feito e a Tunísia emparceira com Camarões, na luta direta por um lugar na fase final. Cabo Verde ainda não perdeu esperanças de reverter o processo e apresentou recurso.

Os "play-off" da zona africana começam a 12 de outubro.