André Macanga, antigo capitão dos Palancas Negras e actual membro da equipa técnica da seleção nacional, comentou que depois da estreia no Mundial 2006 na Alemanha, não houve continuidade nos trabalhos para qualificação para o Mundial 2010 na África do Sul e para 2014 no Brasil.

Segundo o dirigente desportivo, que também estreou-se no Mundial da Alemanha, a ausência do conjunto angolano nas provas internacionais surgiram devido à falta de continuidade nos aspectos técnicos e tácticos.

Para remediar a situação, a nova equipa técnica angolana tem a responsabilidade de preparar os jogadores que possam garantir a qualificação dos Palancas Negras para os próximos compromissos africanos e mundiais.

“Estamos a projectar uma seleção com bastante cautela, porque depois de termos participado no mundial baixámos de nível competitivo. Por isso, se quisermos ter um conjunto forte devemos prepará-lo com cabeça, tronco e membros”, explicou André Macanga ao SAPO Desporto.

O técnico disse ainda que chegou o momento de preparar uma selecção capaz de competir em alto nível, e não apenas "participar", tal como aconteceu na Alemanha, onde a seleção nacional não passou da fase de grupos.

Por este motivo, a equipa técnica garantiu que os jogadores que continuem a apresentar as qualidades desejadas serão convocados para os objectivos traçados pela seleção nacional.

Macanga lamentou também o facto de se ter criticado constantemente sobre a formação dos jogadores do Girabola.

“Os nossos jogadores são muito criticados, mas sabemos que em Angola ainda estamos carentes de formadores. Por este motivo, não adianta falarmos de formação sem que haja formadores”, frisou. O técnico termina lembrando que quando representou o Alverca com Pedro Mantorras, os mesmos foram lapidados em algumas questões básicas como recepção de bola e passe, ultrapassando dessa maneira algumas dificuldades e fraquezas técnicas.