Os jogadores Dolly Menga (FC Lierse da Bélgica) e Igor Vetokele (Charlton Athletic de Inglaterra) aguardam pela autorização da Confederação Africana de Futebol (CAF) e da Federação Internacional da modalidade (FIFA), para serem reintegrados na seleção nacional de Angola.

De acordo com o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Osvaldo Saturnino de Oliveira “Jesus”, em declarações à imprensa esta terça-feira, o órgão que rege a modalidade no país tem as condições criadas para que os dois jogadores sejam opção do técnico Romeu Filemon para as próximas jornadas do torneio de apuramento ao CAN2015, em Marrocos.

“Todo o processo depende da resposta que aguardamos das instituições internacionais, a CAF e FIFA” – disse o responsável no final do encontro entre a FAF e o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

Na reunião de esclarecimento relacionada com os acontecimentos negativos que ocorreram nas duas primeiras jornadas do grupo C sobre a legalização e naturalização dos jogadores que já actuaram para as selecções jovens da Bélgica, os membros da Federação explicaram ao ministro Gonçalves Muandumba como desenvolveu todo o processo.

Igor Vetokele foi utilizado antes da resposta da FIFA, na partida da primeira jornada, em Libreville, tendo entrado aos 46 minutos para o lugar de Adão no dia 3 deste mês, enquanto Dolly Menga não seguiu viagem para a capital gabonesa devido a esta situação.

Na segunda ronda, em Luanda, a 10 de setembro frente ao Burkina Faso, os dois atletas ficaram de fora após protestos apresentados pelo técnico da seleção visitante, o belga Paul Put.

Os Palancas Negras jogam a 10 de outubro, às 19h30 (18h30 em Angola), no estádio Setsoto, em Maseru, com a similar do Lesotho, para a terceira jornada (grupo C).