Completam-se esta quarta-feira nove anos desde a qualificação inédita de Angola para uma fase final do campeonato do mundo de futebol, o Alemanha2006, graças a um golo do então "capitão" da seleção, Alcebíades Maieco "Akwá", na vitória sobre o Ruanda, em Kigali.

Os angolanos têm registado na memória o momento mais sublime do futebol do país alcançado num dia como hoje em 2005. Estavam decorridos 84 minutos de jogo, quando o antigo deputado à Assembleia Nacional de Angola "bateu" pela primeira e única vez o guarda-redes Ramadhani, desviando de cabeça um cruzamento da ala direita de Zé Kalanga.

O golo da qualificação foi apontado por Akwá, atualmente líder de um projecto de massificação desportiva denominado "Candengue habilidoso". Já a assistência foi de Zé Kalanga, ao serviço do FC Bravos do Maquis, 5.º classificado do Girabola2014.

A primeira volta da campanha para a qualificação, sob liderança do técnico Oliveira Gonçalves, o mesmo que em 2001 já havia levado o país pela primeira vez a um campeonato do mundo de sub-20, na Argentina, começou com empate nulo, no reduto da Argélia. Seguiu-se o triunfo na Cidadela sobre a Nigéria (1-0), com golo de Akwá, novamente a passe de Zé Kalanga, um empate a duas bolas com o Gabão, em Libreville, e vitóriaS na Cidadela sobre o Ruanda e O Zimbabwe, por 1-0.

No retorno à prova, ou seja, na segunda volta, os angolanos viajaram a Harare e "baquearam" ante os zimbabueanos (0-2), tendo se redimido na Cidadela diante da Argélia (2-1). Seguiu-se um empate a uma bola diante da Nigéria, onde o antigo internacional Figueiredo foi o herói do jogo ao apontar o golo da igualdade.

Motivada com a igualdade extra-muros com as "Super-Águias", Angola venceu a seguir o Gabão por 3-0, em casa, e foi ao Ruanda, Kigali, no dia 8 de outubro para "carimbar" o passe inédito para o Mundial2006.