Após o desfavorável 0-2 no CAN2012, no Gabão e Guiné Equatorial, a seleção angolana de futebol defronta quinta-feira, em Abidjan, a similar da Costa do Marfim, em jogo amistoso da primeira data FIFA do ano de 2015, num reencontro com o treinador francês Hervé Renard.

Sem caráter competitivo, o encontro, a disputar-se no estádio Felix Houphouet Boigny, vai opor o 84º classificado do "ranking" da FIFA, com 403 pontos, ao 20º posicionado, com 944, esperando-se, por isso, um espetáculo digno de ser visto pelos amantes da modalidade dos dois países.

Com principal favoritismo dos anfitriões e detentores do título continental, conquistado este ano, no CAN da Guiné Equatorial, em Malabo, o desafio tem ainda o condão de os Palancas Negras, agora orientados pelo técnico angolano Romeu Katato Filemon, reencontrarem o seu antigo treinador, o francês Hervé Renard.

A julgar pela atual capacidade competitiva dos intervenientes e posicionamento continental e mundial, pode-se, sem muita margem de erros, atribuir grande vantagem aos costa-marfinenses, já que, mesmo para o amigável, o seu treinador Hervé Renard não vacilou em convocar os jogadores que atuam fora do país.

Assim, contrariamente aos angolanos, que se apresentam no terreno alheio com uma equipa constituída apenas de jogadores do campeonato interno (Girabola2015), a equipa de Didier Drogba e Yaya Touré aparece no máximo da sua força, com "estrelas" que brilham em ligas e provas europeias.

Desta vez, num campo com a capacidade de 45 mil espectadores, os comandados de Romeu Filemon terão a oportunidade de serem testados pelos "Elefantes" e tentarem esgrimir os seus argumentos, para possivelmente contrariarem o poderio dos anfitriões, honrando o convite com uma boa exibição.

O último e mais recente jogo entre as duas equipas resultou numa vitória (0-2) da seleção de Didier Drogba e companheiros sobre os Palancas Negras, no Campeonato Africano das Nações co-organizado pelo Gabão e Guiné Equatorial, em 2012. Lito Vidigal orientava, na ocasião, a equipa angolana.

Depois de passar por Angola, o treinador francês Hervé Renard conquistou os CANs, em 2012 e 2014, na Guiné Equatorial, com a Zâmbia e Cote d'Ivoire, respectivamente.

Para o desafio das 16h00 locais, o selecionador angolano apostou nos guarda-redes Mário (Kabuscorp do Palanca) e Landu (Recreativo do Libolo) e os defesas Miguel, Gomito (Benfica de Luanda), Natael, Carlitos (Libolo), Quibeixa, Silva (Kabuscorp) e Fabrício (Interclube).

Os médios são Paty (Interclube), Gilberto, Amaro (Benfica de Luanda), Mingo Bile, Manucho Diniz (1.º de Agosto), Rudy (Libolo) e Job (Petro de Luanda) e os avançados Yano (Progresso do Sambizanga), Pedro (Benfica Luanda), Dário e Fredy (Libolo).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.