A seleção angolana de futebol desceu um lugar no ranking FIFA, atualizado esta quinta-feira. Os Palancas Negras mantém-se no top-100, agora na 98ª posição das melhores seleções do mundo.

A derrota caseira frente a África do Sul, de apuramento para o CHAN2016 não ajudou muito, fazendo com que Angola caísse para o pior lugar este ano. A posição de Angola no ranking FIFA não tem sofrido muitas alterações nos últimos 20 anos.

Em relação aos restantes países dos PALOP, Angola está atrás de Cabo Verde (32º) e Guiné Equatorial (68º) mas à frente Moçambique (125º), Guiné-Bissau (141º) e São Tomé e Príncipe (157º). Timor-Leste é 162º, Brasil 8º e Portugal 4º. O ranking continua a ser liderado pela Bélgica, seguido da Alemanha, Argentina, Portugal, Chile, Espanha, Colômbia, Brasil, Inglaterra e Áustria.

A formação orientada por Romeu Filemon volta a encontrar a África do Sul, agora na segunda eliminatória de acesso ao Mundial2018. Os "Palancas Negras" recebem os "Bafana Bafana" no dia 13 de novembro no Estádio Ombaka. O jogo da segunda-mão está marcado para o dia 17 do mesmo mês no Estádio Moses Mabida, em Durban, África do Sul.

No apuramento para o campeonato africano de seleções para jogadores residentes, Angola levou a melhor , vencendo a África do Sul por 2-0 fora e perdendo em casa por 2-1.