A Federação Angolana de Futebol (FAF) decretou um minuto de silêncio no jogo das 15:30 desta sexta-feira entre Angola e África do Sul, pela morte do antigo futebolista Joseph Maluka, ocorrida no último dia 10, em França, vítima de doença.

A partida, a ser disputada no Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela, é referente às eliminatórias de acesso à fase de grupos para o Campeonato do Mundo de 2018, na Rússia.

“Foi com bastante pesar que a Federação Angolana de Futebol tomou conhecimento do desaparecimento físico de Joseph Maluka, ocorrido no dia 10 de novembro às 20:00 no hospital de Noyon/Picar em Loise (Franca) – paz a sua alma”, lê-se numa nota da instituição a que a Angop teve acesso.

O documento refere que Maluka foi jogador do 1º de Maio de Benguela e dos Palancas Negras e sempre se pautou por excelência e honra, além de ter sido uma grande figura do futebol, representando e defendendo com abnegação as cores que representava nos palcos nacionais e internacionais.

A Federação Angolana de futebol considera a morte do antigo ponta-de-lança “uma perda muito grande para o futebol” do país.