O técnico da seleção angolana, Romeu Filemon, reconheceu hoje, em Benguela, o mérito do triunfo da África do Sul sobre Angola, por 3-1, no jogo da primeira mão da última eliminatória da fase de grupos para o Mundial de 2018, a decorrer na Rússia.

“Há que dar mérito à África do Sul porque foi uma equipa muito mais inteligente (…) Na segunda parte, formou um bloco baixo e saía em contra ataque”, referiu o técnico dos Palancas Negras, na conferência de imprensa a seguir ao jogo disputado no Estádio Nacional de Ombaka, em Benguela.

Romeu Filemon considera duvidoso o penálti que esteve na base do terceiro golo dos sul-africanos, aos 83 minutos do encontro.

Para o selecionador angolano, nos primeiros cinco minutos, os Palancas Negras conseguiram realizar algumas ações ofensivas e, neste sentido, surgiu o único golo apontado por Gerson.

Admite que a equipa esteve bem nas transições ofensivas, mas não foi pressionante na zona de rigor e a África do Sul, num espaço de 15 a 20 minutos, conseguiu fazer dois golos.

O treinador adianta que, apesar de ter estudado o estilo de jogo do adversário, sobretudo, as operações ofensivas, a África do Sul surpreendeu no meio-campo e na finalização, sectores em que Angola revelou fragilidades.

Segundo o técnico, a equipa não teve espírito suficiente para virar o resultado na primeira parte, pois alguns jogadores atrasavam-se nas ações defensivas e não pressionavam como deviam.

Assume que as tentativas de marcar na baliza do adversário eram muitas, mas faltava capacidade para equipa transformar as oportunidades em golos.

Questionado sobre o jogo da segunda mão desta eliminatória, o selecionador antevê dificuldades, mas recusa-se para já a “a atirar a toalha ao tapete”.

Para reverter a desvantagem, Romeu Filemon promete mudanças no combinado e adotar outra estratégia no sentido de conseguir um bom resultado.

O encontro da segunda mão desta eliminatória disputa-se na próxima terça-feira (17 de Novembro), no Moses Mabhida Stadium, em Durban.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.