Apesar das limitações físicas de alguns atletas, no geral a seleção de Angola apresenta-se de boa saúde, afirmou hoje, em Luanda, o médico dos Palancas Negras, Agostinho Costa. Em conferência de imprensa de balanço da primeira fase de preparação do conjunto angolano, tendo em vista a sua participação no CHAN do Rwanda, em 2016, o clínico afirmou que, inicialmente, quatro jogadores apresentaram-se limitados, mas sem grandes preocupações.

O responsável do departamento médico explicou que Gerson e Ary Papel se queixaram de algumas dores na zona da virilha, enquanto Isaac e Fabrício, por causa do tempo parado e com a carga de trabalhos físicos, também sentiram dores.

“Temos trabalhado muito a componente física, e, tendo em conta que os atletas ficaram muito tempo parados em virtude de ainda não estarem ao serviço dos seus clubes, muito deles ressentiram-se da intensidade do trabalho”, disse.

O médico garantiu que, depois dos dois dias de pausa dado aos futebolistas para as festas de Natal, bem como o estágio de 15 dias que vão realizar na África do Sul, os jogadores já estarão em pleno para representar o país no CHAN.

Esta competição reservada a atletas que atuam nos seus respectivos países vai decorrer de 16 de janeiro a 7 de fevereiro. Angola integra o grupo B, juntamente com RD Congo, Etiópia e Camarões, adversário de estreia, no dia 17.

Estão às ordens de Romeu Filemon os jogadores Fabrício, JB, Moco (Interclube), Miguel, Gomito II (Benfica de Luanda), Yano (Progresso), Danilson Traça (Desportivo da Huila), Dário, Dany, Natael, Eddie, Landu (Recreativo do Libolo), Manguxi (Petro de Luanda), Ary Papel, Dominique, Manucho Dinis, Búa, Gelson, Mateus Galiano, Isaac, Ekundi Sargento, Mingo Bile (1º de Agosto), Mário e Silva (Kabuscorp do Palanca).

Os médios Mateus (Petro de Luanda) e Silva (ASA) também fazem parte do grupo, atletas chamados para substituir Freddy e Mateus Galiano, que regressaram ao campeonato português.