Apesar de não se cumprir na íntegra o planificado, o selecionador angolano de futebol, Romeu Filemon, considerou positiva a primeira fase de preparação em Luanda, terminada hoje, com sessões físicas no ginásio, tendo em vista a participação dos Palancas Negras no CHAN2016, no Rwanda.

Falando hoje em conferência de imprensa de balanço, o técnico explicou que pretendia efetuar 20 sessões de treinos, ao contrário das 10 realizadas. “O início dos trabalhos estava programado para ser no Lubango, província da Huíla, mas assim não aconteceu por dificuldades financeiras”, lamentou o treinador.

Romeu Filemon falou ainda das ausências justificadas de jogadores influentes, lastimando as indisponibilidades de Mateus Galiano, Fredy e Kuajica. O selecionador esclareceu que os dois primeiros assinaram por clubes portugueses, o que os impossibilita de fazerem parte desta prova, que é reservada a atletas que atuam nos campeonatos internos, enquanto Kuagica também está impedido de jogar por motivos familiares.

Contudo, salientou que conseguiram aprimorar alguns aspetos técnicos e táticos, bem como a componente física, durante as 26 horas de volume de trabalho. “Considero positiva esta fase porque houve uma correspondência satisfatória dos atletas disponíveis, que se entregaram com dedicação”.

Os jogadores da seleção foram dispensados para gozarem as festas de Natal com a família, regressando dia 26, para no dia seguinte rumarem para a África do Sul, para um estágio de 15 dias na cidade de Joanesburgo, onde têm programado três jogos amistosos, sendo um já confirmado com as Super Águias da Nigéria.

O CHAN do Rwanda será disputado de 16 de janeiro a 7 de fevereiro. Angola integra o grupo B, juntamente com RD Congo, Etiópia e Camarões, adversário de estreia, no dia 17.

Estão às ordens de Romeu Filemon os jogadores Fabrício, JB, Moco (Interclube), Miguel, Gomito II (Benfica de Luanda), Yano (Progresso), Danilson Traça (Desportivo da Huila), Dário, Dany, Natael, Eddie, Landu (Recreativo do Libolo), Manguxi (Petro de Luanda), Ary Papel, Dominique, Manucho Dinis, Búa, Gelson, Isaac, Ekundi Sargento, Mingo Bile (1º de Agosto), Mário e Silva (Kabuscorp do Palanca).

Os médios Mateus (Petro de Luanda) e Silva (ASA) também fazem parte do grupo, atletas chamados para substituir Freddy e Mateus Galiano, que regressaram ao campeonato português.