A seleção angola ficou hoje praticamente fora da próxima edição da Taça das Nações em futebol, que se disputa em 2017 no Gabão, ao averbar derrota caseira com o RDC em jogo da 4ª jornada do grupo B.

Em pleno estádio 11 de Novembro, em Luanda, os Palancas Negras não conseguiram hoje corrigir o desaire de sábado passado em Kinshasa e ficaram a cinco pontos da qualificação, quando faltam duas jornadas por disputar.

Os angolanos mantêm-se com quatro pontos e baixaram para o terceiro lugar, apenas à frente do Madagáscar (2 pts) e estão longe, inclusive, de concorrer aos dois melhores segundos colocados de entre 13 grupos, que também se qualificam ao CAN2017.

As remotas esperanças da seleção angolana residem em vencer os dois jogos que faltam (Madagáscar em casa e RCA fora) para totalizar 10 pontos; e esperar por improvável desaire sucessivo dos congoleses - com Madagáscar fora e República Centro-Africana em casa.

Ainda assim, a equipa seria igualada em pontos pelos centro-africanos, mas com vantagem sobre estes nos resultados entre si.

Os Palancas Negras, que a meio da competição trocaram de treinador, iniciaram com um triunfo claro por 4-0 no Lubango (Huíla) na estreia, mas desde então foram baixando a sua prestação. Na segunda ronda, a equipa angola consentiu um empate em casa da seleção menos cotada do grupo (Madagáscar).

Seguiu-se a primeira derrota, já com José Kilamba em substituição de Romeu Filemon, pelo resultado mínimo (1-2) em Kinshasa, no sábado passado, para hoje averbar a maior derrota nesta campanha (2-0).