Lúcio Antunes reagiu a nomeação de Cabo Verde para Melhor Seleção Africana de 2012 para a CAF.

O selecionador cabo-verdiano de futebol afirmou ao SAPO Desporto que recebeu a notícia com muita satisfação. «É um orgulho e serve para continuarmos a trabalhar bem para melhorarmos».

Cabo Verde concorre com a Zâmbia (campeã africana), Costa do Marfim (vice-campeã africana) e República Centro-Africana para Melhor Seleção Africana de 2012.

Apesar de satisfeito, Lúcio vai lembrando que houve seleções que estiveram melhores que Cabo Verde em 2012: «Penso que houve equipas com melhores desempenhos em relação a Cabo Verde, como o Gana, a Argélia. Mas se a CAF nos escolheu é porque merecemos», disse o selecionador.

A nomeação acabou por ser uma surpresa para muita gente, inclusive o próprio Lúcio. O selecionador cabo-verdiano enumerou alguns aspetos que terão pesado na decisão da CAF.

«Somos bem-vistos nos seminários, nos fóruns. A CAF nos vê como exemplo em África, em muitos aspetos, como na organização, no fair-play onde não arranjamos problemas com ninguém, sabemos receber mesmo quando não somos tão bem recebidos, o nosso futebol também é elogiado. O próprio presidente da FC, Mário Semedo, goza de enorme reconhecimento no seio do futebol africano», afirmou Lúcio.

Esta escolha não altera em nada o que já estava definido para o CAN2013: «A nomeação não nos desvia dos nossos objetivos. Continuamos com a mesma ambição, para trabalhar e crescer, para sermos cada vez melhores», afirmou o timoneiro dos "tubarões azuis".

Cabo Verde ainda não escolheu o local de estágio antes do CAN2013. A federação está a estudar todas as hipóteses, antes de decidir. O fator custo tem pesado muito nas decisões, numa federação com muitos problemas de tesouraria.

Uma coisa é certa: Cabo Verde chegará a África do Sul uma semana antes do início da Taça das Nações Africanas.