O seleccionador cabo-verdiano de futebol considerou hoje a convocatória para o jogo com a Guiné Equatorial, de «continuidade e estabilidade de forma a dar prosseguimento ao futebol apresentado na fase final do CAN’2013».

Lúcio Antunes, que dos 21 convocados integrou 19 futebolistas que estiveram em África do Sul, onde Cabo Verde foi eliminado no jogo de acesso aos quartos-de-final pelo Gana, disse que esta sua postura demonstra a confiança que deposita nos seus eleitos, «face ao futebol praticado no passado recente» para regressar com vitória da Guiné Equatorial.

Ainda assim, chama a atenção dos convocados para o facto de a Guiné Equatorial «ser uma boa equipa e que conta nas suas fileiras com nove jogadores brasileiros naturalizados, dois nigerianos, um liberiano, alguns espanhóis, um cabo-verdiano e, curiosamente, apenas quatro equatorianos».

Em relação às duas únicas novidades, Kay (Belenenses) e Tibs(Tondela), ambos a militarem no campeonato de Portugal, afirma tratar-se de dois futebolistas que vinham sendo seguidos há muito tempopela sua equipa técnica, realçando que o futebolista do Belenenses fez todo o seu percurso na selecção jovem, tendo inclusive sido capitão das selecções de sub-20 e 21.

Quanto ao Tibs que regressa após algumas convocatórias, sem entretanto integrar a equipa dos 18 para os jogos, Lúcio justifica esta chamada com a «boa época noTondela» e por acreditar que assim como Kay, dará total segurança e crescimento dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecido a selecção de cabo Verde.

Não obstante as ausências de futebolistas como o ex-capitão Nando e Rony (ambos renunciaram a selecção) e Ryan (à recuperar-se de uma intervenção cirúrgica), Lúcio Antunes assegura que Cabo Verde tem já delineado o seu modelo de jogo, alegando que tem vindo a ser construído de há algum tempo a esta parte, não obstante o constante aperfeiçoamento consonate o adversário e o espaço.

O Guiné Equatorial x Cabo Verde, referente à terceira jornada do Grupo B da eliminatória africana para o Mundial Brasil 2014 realiza-se a 24 de Março em Malabo, sendo que as duas selecções estão obrigadas a ganhar para que possam abondonar os últimos lugares.

A Tunísia lidera o grupo com seis pontos, enquanto a Serra Leroa é segundo com quatro pontos em dois jogos.