Depois da primeira vitória, alcançada há uma semana frente a Guiné Equatorial por 2-1, os Tubarões Azuis precisam de vencer para alimentar o sonho de ir ao Mundial 2014, no Brasil.

Para tal, a FIFA tem de dar razão a Cabo Verde no protesto apresentado contra a Guiné Equatorial, por utilização irregular de jogadores, no encontro da 3.ª jornada que os crioulos perderam em Malabo por 4-3.

E mesmo que o organismo máximo do futebol mundial atribua os três pontos a Cabo Verde e os Tubarões vençam a Serra Leoa, podem entrar no derradeiro encontro já sem esperanças de uma qualificação, isso se a Tunísia vencer em Malabo a Guiné Equatorial.

O selecionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes, deverá apostar em Júlio Tavares para o lugar do lesionado Platini. O avançado do Dijon da segunda divisão francesa entrou para o lugar do médio do Santa Clara no jogo com os guineenses e rubricou uma excelente exibição. Tudo indica que entrará de início. Mas Brito também é hipótese, caso Lúcio queira explorar mais o jogo pelos flancos.

No encontro da primeira volta, a formação da Serra Leoa venceu em casa por 2-1, com golos de Medo Camara e Sheriff Suma. Marco Soares fez o tento dos cabo-verdianos já nos descontos, ele que começou o jogo no banco.

Da equipa cabo-verdiana que perdeu esse encontro, muitos não vão jogar este sábado. Os guarda-redes Ernesto e Nélson Cruz deixaram de ser chamados, o ex-capitão Nando “pendurou” as chuteiras a nível internacional, tal como Ronny. Zé Luís e Odair Fortes não se mostraram em condições para ir ao CAN 2013 e deixaram de ser opção para Lúcio Antunes. Também Lito, de 37 anos, já não é opção. Platini está lesionado, Sténio não foi chamado, tal como Josimar. Fernando Varela está castigado.

A formação da Serra Leoa vem de um empate a duas bolas, em casa, com a Tunísia, e querem vencer para continuarem na corrida ao primeiro lugar do grupo.

O Estádio da Várzea terá, mais uma vez, lotação esgotada (espera-se que não tenha mais gente que a sua capacidade, como se viu frente a Guiné Equatorial) para apoiar, incondicionalmente, os Tubarões Azuis. O jogo está marcado para as 16h30 de Cabo Verde.

O Grupo B é liderado pela Tunísia com 10 pontos. A Serra Leoa é segunda com cinco pontos, seguida Guiné Equatorial com quatro (que podem passar a um) e Cabo Verde com três (que podem ser seis, se a FIFA dar a razão ao protesto de Cabo Verde).

O primeiro classificado dos dez grupos defrontam-se entre si uma eliminatória a duas mãos para se apurar os cinco representantes de África no Mundial 2014.