David Silva é um homem feliz por estes dias. Utilizado por Sérgio Conceição em quatro das cinco partidas já realizadas na 1ª Liga Portuguesa de Futebol, o médio de 25 anos foi chamado pelo selecionador cabo-verdiano Lúcio Antunes para o importante embate frente aos Camarões, de apuramento ao CAN´2013.

O jogador, natural de Lisboa mas filho de cabo-verdianos, é uma das estreias da convocatória de Cabo Verde para o jogo com a formação de Eto´o e companhia. Uma chamada que muito o orgulha.

«Para mim é um orgulho e uma honra poder representar o país dos meus pais. Embora tenha nascido já em Portugal, cresci num ambiente cabo-verdiano, na Venda Nova, e por isso tenho uma ligação muito forte ao país. Foi com grande satisfação que recebi esta notícia», disse o médio a sua acessoria de imprensa.

Esta chamada não foi a única notícia boa para a família Mendes Silva. Djô, futsalista do Sporting que é irmão de David Silva, foi convocado por Portugal para o Mundial de futsal.

O médio já tinha sido abordado pela federação cabo-verdiana quando jogava na Escócia: «Chegaram a falar comigo, mas lesionei-me poucos dias antes de sair a convocatória. Felizmente agora correu tudo bem e estar a jogar em Portugal também contribuiu para que o selecionador esteja mais informado sobre os meus desempenhos» disse o extremo, que esta temporada reforçou o clube algarvio, depois de dois anos na Escócia, onde em 2011/12 ganhou a Taça da Liga (1-0 ao Celtic, na final).

Mendes quer agora entrar na história do desporto cabo-verdiano, ajudando os "tubarões azuis" a apurarem-se para o CAN2013: «O resultado da primeira mão dá-nos alguma segurança, mas não vamos poder facilitar, porque temos noção do imenso potencial dos Camarões. Espero poder ajudar Cabo Verde, seria muito bom conseguir a qualificação para o CAN. Conheço a maioria dos jogadores e sei que há muito potencial nesta seleção», disse, citado pela sua acessoria de imprensa.

Cabo Verde joga no dia 14 de outubro em Yaoundé na 2ª mão da última eliminatória de acesso ao CAN´2013. Na 1ª mão os "tubarões azuis" venceram por 2-0, golos de Djaniny e Ricardo.