São 30, chegaram do Senegal, mas prometem multiplicar-se por 30 mil: são os elementos da claque que vai apoiar a selecção de futebol de Cabo Verde domingo, 14, no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé.

Titá de Barros, cabo-verdiano radicado em Dakar, Senegal, é o porta-voz do grupo e quem promete que, com a experiência de 10 anos a acompanhar a selecção, o grupo tem “instrumentos, moral, convicção e orgulho”, para “transformar” as vozes de 30 pessoas em 30 mil no estádio.

“Cabo Verde foi independente em 1975, mas 14 de Outubro de 2012 será dia histórico para o país com a qualificação para o primeiro CAN da sua história”, lança Titá de Barros em conversa com a Inforpress durante o treino que a selecção efectuou na tarde de hoje em Yaoundé, e em que a claque ensaiou os diversos slogans para o jogo de domingo.

“A nossa convicção na qualificação assenta no facto de nunca Cabo Verde, numa eliminatória final, estar com uma diferença favorável de dois golos. Acho que Cabo Verde tem que agarrar a sua sorte com os dois pés”, acrescentou.

Não tem conselho para o seleccionador Lúcio Antunes, antes um rol de elogios. “Ele está a fazer um grande trabalho, temos que lhe dar moral para que perceba que estamos na rectaguarda, ou seja, para nós, domingo, Lúcio será presidente de Cabo Verde”.

Mesmo assim, Titá de Barros não deixa de reconhecer que é “fundamental" que Cabo Verde não jogue à defesa, antes deve disputar o “jogo pelo jogo”.

“Temos só rapazinhos novos na nossa equipa e devem fazer com que os futebolistas dos Camarões corram atrás da bola, até porque a melhor defesa é o ataque”, acrescentou.

“Esperamos, com fé em Deus, que estaremos na Copa de África das Nações da África do Sul e lá, pode ter a certeza, seremos muito mais do que 30”, concluiu Titá, sem antes de lançar o grito de guerra que o grupo vai projectar das bancadas: “É o tubarão que vai comer o camarão”.

O jogo Camarões – Cabo Verde conta para a segunda mão da 3ª eliminatória de qualificação para o CAN’2013 da África do Sul, e disputa-se este domingo, 14, às 13:00 de Cabo Verde, no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé.

Na primeira mão, Cabo Verde recebeu e venceu os Camarões no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, por 2-0, golos apontados pelo defesa Ricardo e pelo avançado Djanini.

O jogo será dirigido por um quarteto de arbitragem do Egipto chefiado pelo árbitro central, Greisha Gihed, auxiliado pelo primeiro assistente, Degaish Aymen, e pelo segundo assistente, Dorry Abd El Salam Tamer, sendo quarto árbitro Ashor Mahmoud.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.