Depois de Cabo Verde garantir a qualificação para o CAN, a dúvida agora é saber quem Lúcio Antunes irá levar para a África do Sul.

Muitos jogadores que se mostraram indisponíveis para integrarem convocatórias ou pediram tempo para pensar quando foram chamados à seleção cabo-verdiana, podem agora estar aptos a integrar os "tubarões azuis" para a fase final do CAN.

Uma situação que seria injusta para os que garantiram a inédita qualificação. Pelo menos é essa a opinião de Lito, capitão da seleção cabo-verdiana e um dos mais internacionais de sempre, que falou em exclusivo ao SAPO Desporto.

«Ficaria muito triste se isso acontecesse. Há muitos jogadores que nunca quiseram jogar pela nossa seleção mas com a qualificação para o CAN, podem mudar de opinião. Para nós que sempre estivemos disponíveis, que lutamos pela qualificação, que sempre respondemos positivamente às chamadas, seria uma situação muito injusta ver outros irem no nosso lugar. Não ficaríamos satisfeitos», defendeu.

Mas Lito vai vincando que isso é uma decisão que cabe ao selecionador: «O Lúcio [selecionador de Cabo Verde] é que sabe, a decisão será dele e temos de a respeitar, sempre».

Apesar dos seus 37 anos, Lito espera fazer parte da lista que vai representar Cabo Verde pela primeira vez numa fase final de um Campeonato Africano das Nações. O avançado afirma estar disponível para dar o seu contributo «dentro e fora do campo», através da sua experiência.

Receção na Praia foi muito bonita

Depois de garantir o apuramento para a fase final do CAN2013, a comitiva da seleção cabo-verdiana foi recebida por dezenas de pessoas que aguardaram no aeroporto internacional Nelson Mandela na Praia pelos "heróis de Yaoundé".

Uma receção que Lito já esperava: «A receção foi muito bonita. Já estávamos à espera, todos os cabo-verdianos estavam contentes, todos eles mereceram a qualificação pelo apoio que nos têm dado», disse Lito ao SAPO Desporto.

O voo, cuja chegada estava prevista para a uma da manhã, só chegou depois da uma da manhã, quando já muitos adeptos tinham abandonado a zona de chegada do aeroporto. Os resistentes receberam a comitiva crioula com batucada.