A seleção de Cabo Verde de futebol encera hoje na Academia de Alcochete, Portugal, o miniestágio de preparação para o jogo amigável desta quarta-feira na Cidade Universitária de Lisboa diante da equipa nacional do Gana.

Dos 20 convocados pela equipa técnica, apenas o avançado Heldon (Nhuc) e o defesa Gégé, ambos do Marítimo (Portugal), não puderam apresentar-se esta segunda-feira, pois ontem a noite participaram ainda no jogo de encerramento da nona jornada da Liga Portuguesa, que culminou com um empate a uma bola frente ao V. Setúbal.

O grosso dos convocados concentrou-se durante todo o dia de segunda-feira na Academia do Sporting Clube de Portugal, habitual quartel general dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a seleção cabo-verdiana, tendo a equipa técnica privilegiado exercícios de descompressão seguidos de sessões de passes curtos e troca de bolas.

O selecionador cabo-verdiano Lúcio Antunes considera tratar-se de uma grande oportunidade para rodar os jogadores e para testar a inclusão dos novos convocados como Adilson Cabral, proveniente do F.C. Basileia da Suíça, e Júlio Tavares, do Dijon de França, no esquema tático da seleção nacional.

Em relação ao adversário desta quarta-feira, equipa que também se prepara para a fase final do Campeonato Africano das Nações, CAN’2013, a ser disputado de 19 de janeiro a 10 de fevereiro na África do Sul, Lúcio Antunes qualifica o Gana como uma seleção africana muito forte, bem mais poderosa do que a dos Camarões, mas vai avisando que Cabo Verde entra em campo sempre com espírito batalhador.

Ainda assim, promete testar frente aos ganeses uma nova tática, de forma a dotar a seleção crioula de alternativas para os jogos do CAN.