A ministra da Educação e Desporto de Cabo Verde garantiu esta quarta-feira que a seleção de futebol vai à fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) em igualdade de circunstâncias com todos, não obstante «as diferentes capacidades económicas».

Fernanda Marques assegurou que, assim como o Governo colocou os recursos à disposição da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) para estar em Yaoundé, onde conseguiu a inédita qualificação para a CAN, os recursos a serem disponibilizados para a África do Sul «não serão nunca superiores».

Sem avançar números do valor global para a operação “CAN’2013”, Fernanda Marques assegurou que o orçamento já está elaborado e entregue ao executivo e irá sentar-se à mesa e trabalhar com os dirigentes federativos da modalidade para que todos os preparativos possam ser ultimados em tempo.

A governante responsável pela pasta do Desporto diz estar esperançada nas capacidades técnicas da equipa cabo-verdiana, por entender que «de certeza serão a nossa mais-valia».

Cabo Verde faz a sua estreia numa fase final de um CAN precisamente no jogo de abertura com a equipa anfitriã da África do Sul, referente a primeira jornada do Grupo A, que integra ainda as seleções de Marrocos e de Angola.

A CAN’2013 realiza-se de 19 de janeiro a 10 de fevereiro África do Sul.