O selecionador cabo-verdiano de futebol, Lúcio Antunes, está a ponderar entre a continuidade no cargo e o regresso à função de controlador de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Sal.

A informação foi avançada pelo próprio selecionador à Rádio de Cabo Verde (RCV), no rescaldo da derrota de domingo dos "Tubarões Azuis" em Malabo, frente à Guiné Equatorial, onde a seleção perdeu por 4-3 em jogo da terceira jornada do Grupo B da qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2014, a disputar no Brasil.

Lúcio Antunes, cujo contrato com a Federação Cabo-verdiana de Futebol termina nos próximos meses, admitiu que «está tudo em aberto», pelo que promete, em momento oportuno, tomar uma posição definitiva para pôr termo à indefinição.

O selecionador considerou que Cabo Verde já tem uma equipa «coesa e credibilizada» e que teve um papel fundamental na união do país em torno do futebol, vivida sobretudo na recente participação da seleção na fase final da 29.ª edição da Taça Africana das Nações (CAN2013), realizado na África do Sul.

Cabo Verde atingiu os quartos-de-final, depois de um apuramento conjunto com a África do Sul, anfitriã, numa grupo que deixou de fora Marrocos e Angola, tendo sido eliminado pelo Gana (2-0).

Na fase de qualificação para o CAN2013, Cabo Verde eliminou Madagáscar (4-0 em Antananarivo e 3-1 na Cidade da Praia) e o "todo-poderoso" Camarões (2-0 em casa e 1-2 em Yaoundé).

Com a terceira derrota em outros tantos jogos da fase de apuramento para o campeonato do Mundo - derrotas fora com a Serra Leoa (2-1) e Guiné Equatorial (4-3) e em casa com a Tunísia (2-1) -, Cabo Verde está praticamente fora da luta para a segunda fase.

No último "ranking" da FIFA, divulgado a 14 deste mês, Cabo Verde aparece no 57.º lugar (subiu seis posições em relação à classificação anterior) e é o primeiro dos países africanos de expressão portuguesa, à frente de Angola (95.º), Moçambique (107.º), São Tomé e Príncipe (156.º) e Guiné-Bissau (183.º).

Lúcio Antunes substituiu o português João de Deus no comando técnico da seleção de Cabo Verde, depois de ter trabalhado nos escalões de formação, com quem conquistou a Medalha de Ouro nos II Jogos da Lusofonia, realizados em 2009, em Lisboa.