Cabo Verde subiu treze lugares no ranking das melhores seleções do Mundo e ocupa um honroso 36.º lugar.

Os Tubarões Azuis são a sexta melhor seleção africana e a nível mundial estão à frente de seleções como Japão, Sérvia, Bulgária, Áustria, Costa Rica, Eslovénia, Paraguai, entre outros.

Aliás, Cabo Verde foi das seleções que mais subiu no ranking, na atualização de agosto, tal como Camarões, Honduras El Salvador. Os Camarões subiram 20 lugares, o Botswana 15 postos, Honduras 12 e El Salvador 11 lugares.

A nível africano, Cabo Verde só é batido por Costa do Marfim que lidera, Gana, Mali Argélia e a campeã Nigéria. Tunísia, Camarões, Marrocos, Senegal, Egito, seleções habituadas a marcar presença em fases finais de Mundiais, aparecem atrás da seleção de Lúcio Antunes.

Dos países dos PALOP, Angola desceu dois lugares e é 98,º colocado, Moçambique perdeu seis posições e é 108.º. São Tomé e Príncipe ultrapassou a Guiné Bissau (182.º) e ocupa a 165.ª posição.

Em relação ao mês de julho, não houve alterações nos doze primeiros. Espanha continua a liderar, seguido da Alemanha, Colômbia, Argentina e Holanda. Segue-se Itália, Portugal, Croácia, Brasil e Bélgica.

Cabo Verde defronta o Gabão (81.ª posição no ranking) no próximo dia 14 de agosto, em Lisboa, num amigável que serve de preparação do jogo com a Tunísia, que pode deixar os Tubarões Azuis mais perto do Mundial 2014. A seleção cabo-verdiana precisa de vencer eo Túnis para ser uma das dez seleções que vão disputar as cinco vagas africanas para o Mundial 2014.