A seleção de futebol de Cabo Verde partiu hoje de Lisboa para Tunes, onde vai defrontr a Tunísia, no sábado, em jogo de "tudo ou nada" para chegar aos "paly-offs" de apuramento para o Mundial2014, no Brasil.

Dependentes de si próprios, os "Tubarões Azuis" vão defrontar a líder do Grupo B de qualificação africana para o Campeonato do Mundo, que tem mais dois pontos e, em caso de vitória, Cabo Verde será um dos 10 qualificados para a fase seguinte, os "play-offs" que definam as cinco equipas do continente africano.

O jogo, referente à sexta e última jornada do Grupo B de qualificação de África, disputa-se no sábado, às 17h45 de Cabo Verde (19h45 em Lisboa), no Estádio Olímpico de Rades, em Tunes.

No outro encontro do grupo, destinado apenas para cumprir calendário, a Serra Leoa recebe, em Freetown, a congénere da Guiné Equatorial.

Após cinco jogos, os tunisinos lideram com 11 pontos, seguidos por Cabo Verde, com nove, à frente da Serra Leoa (cinco pontos) e Guiné Equatorial (com um).

Nas anteriores cinco jornadas, Cabo Verde perdeu os dois primeiros jogos por 2-1 (em "casa" com a Tunísia e "fora" com a Serra Leoa), mas ganhou os restantes três.

Na Cidade da Praia ganhou à Serra Leoa (1-0) e à Guiné Equatorial (2-1) e venceu por 3-0 em Malabo, vitória obtida na secretaria depois do protesto de um jogo que perdera por 4-3 em que denunciou a utilização ilegal de um jogador, a que a FIFA e a CAN deram provimento.

Durante o estágio que decorreu na academia de Alcochete, arredores de Lisboa, a seleção cabo-verdiana fez um jogo de preparação contra o Gabão, em que empatou a um golo, e venceu a equipa B do Sporting (Portugal) por 1-0.

O Diretor Geral dos Desportos cabo-verdiano, Inácio Carvalho, citado hoje pela edição "online" do jornal A Semana, admitiu que o jogo em Tunes vai ser "difícil", mas lembrou que os "Tubarões Azuis" têm dado boa conta de si.

«É com esta determinação, este querer e vontade que a seleção, equipa técnica e dirigentes vão estar na Tunísia para mais uma jornada de dignificação do futebol cabo-verdiano e do desporto nacional», salientou, lembrando a juventude dos jogadores e a boa prestação de Cabo Verde no último CAN13, em que foi eliminada nos quartos-de-final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.