O Presidente da República de Cabo Verde considera que a vitória dos Tubarões Azuis na Tunísia que apurou a seleção crioula para o play-off do Mundial Brasil’2014 espelha a capacidade e a ousadia que são capazes de ultrapassar todas as dificuldades.

Jorge Carlos Fonseca fez estas considerações no final do embate de sábado, numa entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV), considerando tratar-se de um facto «talvez inimaginável há uns anos», sublinhando que foi uma vitória de toda a nação cabo-verdiana.

«Foi difícil, sofrida», frisou o mais alto Magistrado da Nação, deixando transparecer a sua satisfação tendo expressado um «bem-haja aos Tubarões Azuis, à equipa técnica, à equipa médica, à direção da Federação Cabo-verdiana de Futebol e a todos nós».

Cabo Verde alcançou pela primeira vez no seu historial a fase dos play-off de um Mundial de futebol, ao vencer este sábado no Estádio Olímpico de Rades, a sua congénere da Tunísia por 2-0, com golos de Platini e Heldon.

Com esta proeza, Cabo Verde vence o Grupo B de qualificação africana para o Mundial 2014 e prontifica-se como uma das dez equipas que vai disputar os cinco lugares que a África tem reservado na próxima Copa do Mundo.

O jogo do play-off vai ser disputado entre os dias 11 e 15 de Outubro e a segunda mão entre os dias 13 e 19 Novembro de 2013.