Cabo Verde irá bater mais um recorde e chegará ao lugar mais alto na tabela das melhores seleções do Mundo. A vitória por 2-0 frente a Tunísia irá colocar os Tubarões Azuis na quarta posição do ranking da CAF e muito perto do top-30 da tabela da FIFA.

Com a vitória frente às Águias do Cartago, que valeu o apuramento ao play-off africano de acesso ao Mundial, Cabo Verde deverá somar 739 pontos (atualmente tem 696) e será batido, a nível africano, apenas pela Costa do Marfim (902 pontos), Gana (815) e Argélia (762).

A nível mundial, Cabo Verde deverá somar os mesmos pontos da Roménia, atual 33.º colocado na tabela da FIFA e é bem provável que atinga o 33.º lugar ou uma posição melhor.

Japão, Albânia, Venezuela e Panamá, seleções que estão atrás de Cabo Verde, não irão somar pontos suficientes para ultrapassar a formação de Lúcio Antunes.

O ranking será atualizado esta quinta-feira e é com base nessa tabela que a CAF irá determinar quem serão os cabeça-de-séries no sorteio dos play-off africano, sendo que não haverá alterações nos cinco primeiros colocados: Costa do Marfim, Gana, Argélia, Cabo Verde e Nigéria estarão no pote 1, Senegal, Egito, Camarões, Etiópia e Burquina Faso estarão no pote dois.

No mesmo sorteio, a realizar-se na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, a CAF irá determinar quem joga a primeira mão do play-off em casa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.