O presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, afirmou hoje que vai recorrer da decisão da FIFA de penalizar a seleção local com a perda dos três pontos conseguidos na Tunísia.

A FIFA puniu hoje Cabo Verde com uma derrota por 3-0 frente à Tunísia, ficando assim fora da terceira fase da zona africana de apuramento para o Mundial2014, por Fernando Varela não ter cumprido os quatro jogos de castigo – falhou apenas dois -, após a expulsão frente à Guiné Equatorial, a 24 de março.

Mário Semedo diz continuar a acreditar que a razão está do lado de Cabo Verde e, por isso, vai recorrer da decisão FIFA, considerando que o jogo em que Fernando Varela foi expulso foi anulado, pelo que as sanções disciplinares também o deveriam ser.

«Temos sete dias para enviar o recurso e é isso que vamos fazer, temos uma equipa de advogados a trabalhar esta questão, inclusive estamos a trabalhar com um especialista em direito desportivo português, o mesmo que trabalhou connosco na questão da Guiné Equatorial e estamos crentes que a razão está do nosso lado», afirmou.

De acordo com o líder da FCF, Fernando Varela não surge como castigado nas listas da FIFA.

«Temos o relatório da FIFA com a lista dos jogadores e Fernando Varela não aparece castigado», disse.

Mário Semedo estranhou ainda a forma como a decisão da FIFA foi tomada.

«Recebemos a comunicação sobre o processo no dia 10 e hoje após uma reunião por telefone do comité de disciplina da FIFA, eles enviaram a decisão de nove páginas. Não acredito que uma decisão tão extensa tenha sido produzida com esta rapidez e além disso estranhamos que uma decisão tão séria tenha sido discutida por telefone e não tenha merecido uma reunião presencial da comissão de disciplina da FIFA», argumentou.

Mário Semedo lamentou ainda «ver o sonho e esforço» dos cabo-verdianos anulados por uma decisão da FIFA.