O internacional cabo-verdiano, Fernando Varela, futebolista que está diretamente envolvido na controvérsia que ditou a eliminação de Cabo Verde do Mundial’2014, disse que desconhecia o castigo de quatro jogos aplicados pela FIFA.

Em entrevista ao programa “Kriolos Pelo Mundo” da Rádio de Cabo Verde (RCV), o defesa central afirmou que só soube que jogou castigado após o regresso da Tunísia (vitória de 2-0 entretanto penalizada com derrota de 0-3) quando já se encontrava na Roménia e que nenhum dirigente da Federação Cabo-verdiana de Futebol ou sequer do “staff” técnico tinha-lhe comunicado esta situação.

O central, que atualmente joga no Steaua de Bucareste da Roménia, equipa que joga na Liga dos Campeões, disse que estava convicto que apenas tinha sido suspenso por dois jogos, por ter sido expulso na Guiné Equatorial.

Fernando Varela foi claro em afirmar que foi convocado pela equipa técnica e que com toda a naturalidade, participou em todos os trabalhos sem qualquer comunicação do staff técnico, pelo que, acredita que a FCF não estava a par desta comunicação.

Triste pela situação, considera que os jogadores da seleção estão muito afetados, «após uma caminhada quase impossível» e exorta a todos a levantar a cabeça e continuar a trabalhar para que Cabo Verde recupere o seu valor.

Varela lamenta que um erro administrativo tenha colocado os Tubarões Azuis fora da Copa do Mundo, pois considera que Cabo Verde perdeu uma grande oportunidade de mostrar o seu futebol ao mundo, uma oportunidade que o mesmo considera de ouro, «tanto para os atletas, como para a promoção da imagem de todo o País».

Fernando Varela desabafa ainda que, sendo um profissional, caso tivesse sido informado pela FCF que tinha sido suspenso por quatro jogos, jamais se apresentava aos trabalhos da seleção para jogar contra a Tunísia.