Cabo Verde teve uma valente queda no ranking das melhores seleções do Mundo. Os Tubarões Azuis desceram 36 posições e são agora a 75.ª melhor seleção a nível mundial, o 15.º melhor de África.

Para este "trambolhão", muito contribuiu a falta de atividade da seleção principal de Cabo Verde.

Ao contrário da maior parte das seleções de futebol, A Federação Cabo-verdiana de futebol não aproveitou as datas FIFA antes do Mundial2014 para realizar amigáveis, o que fez com que não somasse pontos.

O último jogo dos Tubarões Azuis data de março, altura em que empataram a zero bolas com o Luxemburgo, num amigável realizado no Grão-ducado. Antes, Cabo Verde tinha realizado outro amigável, com a seleção da Catalunha, tendo perdido por 4-1.

A formação crioula foi aliás terceira que mais lugares caiu no ranking. O El Salvador perdeu 53 lugares, o Haiti 40, seguido de Cabo Verde com 36.

Recorde-se que Cabo Verde era a 27.ª colocada no ranking da FIFA em fevereiro de 2014. Desde 2010 que os Tubarões Azuis não ocupavam um lugar tão baixo no ranking.

Nesta altura a seleção de futebol de Cabo Verde está sem treinador, situação que vem-se arrastando desde dezembro de 2013, quando Lúcio Antunes fez o seu último jogo como técnico de Cabo Verde. A Federação cabo-verdiana de futebol prometeu apresentar o próximo selecionador, o mais tarde até maio, mas até agora...nada.

Em causa pode estar a qualificação de Cabo Verde para o CAN2015. Os Tubarões Azuis entram em campo já em setembro, o que deixa o próximo selecionador com pouco tempo para preparar a equipa.

A tabela da FIFA é agora liderada pela Alemanha, campeã do Mundo, seguido da Argentina e da Holanda. A Espanha, anterior líder, caiu para o oitavo lugar. Portugal saiu do top ten e é agora 11.º colocado.