Cabo Verde fecha na quarta-feira a fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2015 e, já com o apuramento garantido, o selecionador Rui Águas vai aproveitar o jogo coma Zâmbia para testar novos futebolistas.

A garantia de "rotação" de jogadores foi dada no sábado pelo treinador português, logo após a vitória dos “Tubarões Azuis” sobre o Níger (3-1), em que assegurou o primeiro lugar do Grupo F de apuramento para a CAN 2015, que se realiza na Guiné Equatorial.

"Mesmo que não tivéssemos ganhado hoje [sábado], eu já tinha decidido ver outros jogadores. É claro que o primeiro lugar seria importante, mas, se calhar, o mais importante era ver e dar oportunidade a outros jogadores, de maneira a escolher, no final, o mais justamente possível", afirmou Rui Águas após o encontro.

Cabo Verde conseguiu o seu primeiro apuramento para a fase final de uma CAN em outubro de 2012 - e a prova realizou-se entre janeiro e fevereiro de 2013 - mas num “play-off” com os Camarões, ainda com Lúcio Antunes no comando.

Mesmo com "algumas mudanças", o atual selecionador de Cabo Verde espera conseguir um "bom resultado" no terreno da Zâmbia, num encontro em que não pode contar com jogadores como Babanco e Nuno Rocha, que saíram lesionados no jogo com Moçambique e nem viajaram com a comitiva, que chega hoje em Ndola.

O jogo no Estádio Levy Mwanawasa, em Ndola, vai ser dirigido por uma equipa de arbitragem das ilhas Seicheles, chefiada pelo árbitro central Bernard Camille, que vai ser coadjuvado por Eldrick Adelaide e Gilbert Lista.

Aconteça o que acontecer, Cabo Verde vai terminar o grupo no primeiro lugar - neste momento tem 12 pontos - e a Zâmbia - com oito pontos à entrada para a última ronda - assegurou o segundo lugar e respetivo apuramento, após a vitória de sábado em Moçambique, por 1-0.

Com cinco pontos, Moçambique tem uma derradeira possibilidade de marcar presença se conseguir vencer o Níger, em Niamey, no outro jogo da última jornada e terminar o apuramento como o melhor terceiro classificado entre todos os grupos.

O Níger está fora do apuramento para a CAN 2015, que se realiza entre 17 de janeiro e 08 de fevereiro. A prova deveria disputar-se em Marrocos, mas a Confederação Africana de Futebol deslocou a competição para a Guiné-Equatorial, depois de recusar o pedido de mudança de datas feito pelos responsáveis marroquinos, que temiam a propagação da epidemia de Ébola que afeta sobretudo países da África Ocidental.