A seleção de futebol de Cabo Verde vai desencadear uma campanha de angariação de fundo, a nível nacional e internacional, em sinal de solidariedade para com os desalojados da erupção vulcânica que se verifica na ilha do Fogo.

Segundo informações adiantadas pelo capitão dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a seleção de Cabo Verde de futebol, trata-se de uma ideia que já está a ser socializada por todos os jogadores, que se mostram empenhados em ajudar a população do Fogo que atualmente passa por maus momentos, face a esta catástrofe.

Marco Soares disse que os atletas querem dar os seus apoios e ao mesmo tempo exortar as pessoas a mobilizarem recursos, por considerar que “todos juntos seremos mais fortes e reunidos” para ultrapassar esta fase, considerada difícil.

Soares especificou que, de momento, a organização já está a trabalhar na divulgação de um vídeo promocional de sensibilização acrescida com uma conta já criada na qual serão depositadas uma quantia por parte dos jogadores da seleção, e que posteriormente serão encaminhados às pessoas do Fogo.

Disse que faz todo o sentido os jogadores solidarizarem-se por mais esta causa, por considerar que nos momentos gloriosos da seleção de Cabo Verde a população do Fogo “também vibra com as nossas vitórias” pelo que coloca mesmo a hipótese de uma delegação da seleção nacional deslocar-se à ilha do Fogo para fazer a entrega deste donativo.

Pessoalmente, o futebolista mostrou-se disponível para se deslocar à ilha do Vulcão para poder estar na ilha e sentir o que as pessoas estão a sofrer, tendo aconselhado a população a ter fé e a acreditar em Deus.

“Toda a gente tem momentos maus”, atesta, para aconselhar que não se pode baixar a cabeça, mas sim, olhar pela frente, com optimismo para ultrapassar esta fase.

Apelou, igualmente, que todas as pessoas sigam este exemplo com vista a ajudar.