Cabo Verde irá discutir com Marrocos, Líbia e São Tomé e Príncipe um lugar na fase final do CAN2017. Os "Tubarões Azuis" são os principais candidatos a seguir em frente, com Marrocos a ser o adversário, teoricamente, mais complicado.

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto, Rui Águas, selecionador de futebol de Cabo Verde, alerta para a necessidade de se fazer uma qualificação sem erros até porque só o primeiro e os dois melhores segundos colocados dos 14 grupos. O técnico falou ainda do sonho de estar no Mundial2018.

"Encaramos com muita seriedade todos os concorrentes mas o nome que salta mais a vista é Marrocos, pela sua experiência, história, valor e dimensão. Temos a obrigação de estuar com muito cuidado todos as equipas mas os outros dois concorrentes também nos merece muito respeito", disse Rui Águas, na entrevista ao SAPO Desporto, ressalvando que não há espaço para erros. O facto de começar e terminar a qualificação em casa é algo de positivo para Cab Verde.

"Não há muito espaço de manobra, não há espaço para deslizes. No último CAN2015 podíamos até ficar em segundo e seguir em frente. Agora teremos de fazer uma qualificação muito certa. Começamos em casa com São Tomé onde teremos grandes possibilidades de somar pontos, assim como também no jogo que poderá ser o da decisão. É bom contar com apoio dos adeptos, do nosso público que é e foi fundamenta na nossa última qualificação", disse o `comandante` dos "Tubarões Azuis".

No CAN2013 Cabo Verde mediu forças com Angola, na qualificação para a Taça das Nações Africanas de 2015 teve Moçambique como adversário. Agora, mais um país irmão dos PALOP no caminho dos crioulos. Apesar de São Tomé e Príncipe ser a "mais inexperiente de todas", Rui Águas pede humildade para ultrapassar os santomenses, sob pena de Cabo Verde ter dissabores.

A qualificação para o CAN2017 pode coincidir com a caminhada rumo ao Mundial2018. Rui Águas não quer pensar muito no calendário porque, diz, está apenas concentrado em levar Cabo Verde até a Rússia.

"O calendário será igual para todos, o que for, será. Nós temos muita ilusão em relação ao Mundial2018, temos sonhado com isso. A equipa tem crescido muito e cresce pela participação em competições, isso é notório. O tempo também vai ajudando esta geração, com a entrada de novos jogadores que vão fortalecer a equipa. Chegar ao Mundial é o sonho de todos, é o topo de uma participação", sublinhou Rui Águas.

Veja a reportagem