Os portistas Hernâni e Ricardo Pereira podem "reforçar" a seleção de futebol de Cabo Verde e ajudar os "Tubarões Azuis" nas qualificações para o CAN2017 e Mundial2018. Recorde-se que Cabo Verde irá lutar com Marrocos, Líbia e São Tomé e Príncipe por um lugar na fase final da competição, a ser realizado no Gabão.

Em entrevista exclusiva ao SAPO Desporto, Rui Águas, selecionador de futebol de Cabo Verde, confidenciou que os dois atletas foram contactados mas que, por agora, preferem esperar. No caso de Hernâni, o extremo foi contactado quando estava no Vitória de Guimarães.

"Hernâni ainda pode jogar por Cabo Verde. Foi contactado por pessoas das Federação Cabo-verdiana, não disse que não, disse que prefere esperar. Mas não se deve por muito peso a esta situação em particular. Foi contactado, pareceu sensibilizado mas, para além do jogador que é jovem e está numa fase de crescimento, há também gente ao lado, que umas vezes ajuda, outras nem tanto... Percebemos que não foi uma decisão individual, foi de outras pessoas ligadas ao jogador. Mas compreende-se a decisão", disse Rui Águas, que revelou ainda contactos por outro jogador do FC Porto.

"Também procuramos outro atleta também do FC Porto, o Ricardo Pereira, que disse que preferia esperar. Compreendemos perfeitamente, o jogador está a passar por uma fase, tem as suas ambições. Já são jogadores que nasceram nos países onde os cabo-verdianos emigraram. Felizmente para nós as coisas mudaram, Cabo Verde está na `crista da onda" e as pessoas já vêm Cabo Verde como uma seleção digna e que será bom representar", sublinhou o selecionador dos "Tubarões Azuis".

Além de Hernâni e Ricardo Pereira, outros atletas nascidos no estrangeiro foram contactos para representar a seleção de Cabo Verde, como é o caso de Lerin Duarte, que até já integrou uma convocatória da seleção principal da Holanda.

Cabo Verde inicia a caminhada rumo ao CAN2017 em casa frente a seleção de São Tomé e Príncipe, num encontro marcado para o fim de semana de 13 e 14 de junho de 2015.

Calendário dos jogos de Cabo Verde:

Primeira jornada: Cabo Verde X São Tomé a 12, 13 ou 14 de Junho de 2015

Segunda jornada: Líbia X Cabo Verde a 4, 5 ou 6 de Setembro de 2015;

Terceira jornada: Cabo Verde X Marrocos a 23, 24, 25 ou 26 de Março de 2016;

Quarta jornada: Marrocos X Cabo Verde a 26, 27, 28 ou 29 de Março de 2016;

Quinta jornada: São Tomé X Cabo Verde a 3, 4 ou 5 de Junho de 2016;

Sexta jornada: Cabo Verde X Líbia a 2, 3 ou 4 de Setembro de 2016.