A seleção cabo-verdiana de futebol concentra-se esta segunda-feira, 31, no Complexo Desportivo do Jamor (Portugal) para um estágio de quatro dias, visando os trabalhos de preparação para o jogo com a Líbia, a ser disputado no Cairo (Egito).

O Complexo Desportivo do Jamor já é referenciado como o quartel-general dos “Tubarões Azuis”, pois tem sido sistematicamente selecionado para Cabo Verde preparar praticamente todos os seus jogos fora de portas, no âmbito de um protocolo existente entre as federações de futebol de Portugal e Cabo Verde.

De acordo com o coordenador da seleção sénior masculina, Heldeberto Ribeiro, os trabalhos decorrem até quinta-feira, 3, altura em que o combinado cabo-verdiano deixa a cidade de Lisboa rumo ao Egito, onde Cabo Verde vai tentar manter a 6 de setembro a liderança do Grupo F de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2017.

Trata-se de um jogo de qualificação já considerado insólito, sobretudo para os “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a selecção crioula de futebol, uma vez que para além de ser disputado em campo neutro - Estádio Petro Sport, no Cairo – vai ser disputado à porta fechada.

Isto porque a Confederação Africana de Futebol, CAF, aceitou o pedido das autoridades egípcias para que este duelo fosse disputado sem público nas bancadas, face às restrições impostas por causa de incidentes recentes nos estádios do Egito, marcado por invasões e mortes entre os espectadores.

Na partida da primeira jornada do Grupo F, os “Tubarões Azuis” de Cabo Verde infligiram uma goleada de 7-1 a São Tomé e Príncipe em jogo realizado no Estádio Nacional na Cidade da Praia, enquanto o Marrocos recebeu e bateu a Líbia por 1-0.

Cabo Verde assumiu o comando do grupo por causa de um melhor “goal average”, ou seja, mais seis golos marcados do que Marrocos, equipa que defronta, no mesmo dia, o combinado de São Tomé e Príncipe, em jogo a ser disputado na capital santomense.