Cabo Verde subiu nove lugares no ranking FIFA, atualizado esta quinta-feira, e passou a ser a 32ª melhor seleção do mundo. Esta é a segunda melhor posição de sempre dos "Tubarões Azuis" no ranking do órgão que rege o futebol africano. A melhor posição foi alcançada em fevereiro de 2014 quando Cabo Verde estava na posição 27 do ranking.

A formação orientada pelo português Rui Águas é a terceira colocada a nível africano e só perde para os colossos Costa do Marfim (22º), Argélia (26º) e Gana (30º). A melhor posição dos "Tubarões Azuis", até agora, tinha sido alcançada em fevereiro de 2015 quando ocupou o lugar 35.

Cabo Verde, que em agosto de 1999 chegou a ocupar o lugar 177 do ranking FIFA, tem vindo a subir de forma gradual nos últimos 15 anos. Em relação aos restantes países dos PALOP´s, a formação crioula é a melhor colocada, seguida da Guiné Equatorial (68º), Angola (98º), Moçambique (125º), Guiné-Bissau (141º) e São Tomé e Príncipe (157º).

Timor-Leste é 162º, Brasil 8º e Portugal 4º. O ranking continua a ser liderado pela Bélgica, seguido da Alemanha, Argentina, Portugal, Chile, Espanha, Colômbia, Brasil, Inglaterra e Áustria.

Os "tubarões Azuis" tem agora um duplo confronto com o Quénia, nas eliminatórias de acesso ao Mundial2018. Cabo Verde joga fora no estádio Nacional de Nairobi a 13 de novembro, dia 17 do mesmo mês recebe os quenianos no Estádio Nacional, na cidade da Praia.

*Artigo corrigido