O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) informou hoje que treinador português Rui Águas já recebeu 80% dos 78 mil euros de salários em atraso que ditaram a sua saída do cargo de selecionador de Cabo Verde.

"Sobre a questão do antigo selecionador Rui Águas, devo dizer que este dossier está a ser gerido pela Direção Geral dos Desportos (DGD) e as informações que temos do diretor Gerson Melo é que 80% dos salários já foram pagos", informou Vítor Osório.

O dirigente federativo, que falava em conferência de imprensa para apresentar a nova equipa técnica cabo-verdiana liderada por Beto Cardoso, disse que a questão está a ser tratada pela DGD e com parceiros em Portugal.

Os oito meses de salários em atraso correspondiam a 78 mil euros, cabendo 45 mil euros ao Rui Águas, e os restantes 33 mil euros ao seu adjunto, o também português Bruno Romão.

Vítor Osório não avançou uma data para a liquidar os restantes 16 mil euros de salários com a equipa técnica portuguesa, que pediu demissão a 01 de janeiro desde ano.

No mesmo mês, Vítor Osório responsabilizou a federação portuguesa pelo atraso no pagamento dos salários do Rui Águas, afirmando que a remuneração deveria ser paga por Portugal "no âmbito de um acordo verbal de cooperação entre as duas federações".

O caso chegou ao conhecimento do governo cabo-verdiano, que através da ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques, se disponibilizou a ajudar a FCF a pagar os salários, desde que fosse solicitado pela entidade máxima do futebol cabo-verdiano.

Na altura, Vítor Osório indicou também que Gerson Melo garantiu que a DGD estava a tratar do assunto junto do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), cuja resolução deveria acontecer ainda em janeiro.

A nova equipa técnica cabo-verdiana é liderada agora pelo professor Beto Cardoso, que era adjunto do Rui Águas, e que será assistido ainda por Djimy, Bera e Bassana.

O primeiro compromisso da nova equipa técnica será no dia 26 deste mês, em jogo na cidade da Praia frente a Marrocos, a contar para a terceira jornada do Grupo F de apuramento para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2017.