A seleção de futebol de Cabo Verde desceu treze posições na atualização do mês de Julho, no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), ocupando a 62ª posição, com 545 pontos, saindo assim do Top 50.

Sendo assim, em dois meses, Cabo Verde perdeu 15 lugares no ranking, uma vez que no passado mês de Junho tinha descido dois lugares, apesar de ter vencido São Tomé e Príncipe em jogo a contar para o apuramento do CAN´2017.

A nível do continente africano, os “Tubarões Azuis” , nome por que é conhecida a seleção de Cabo Verde , passaram de quinto para 11º posto (sai do Top Ten), num ranking que continua a ser liderando pela Argélia, seguido de Costa do Marfim, Gana, Senegal e Egipto, que formam o grupo dos cinco melhores do continente.

Em relação aos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), a novidade é a Guiné Bissau que subiu 40 posições, ocupando agora o 75º lugar, superado agora somente por Cabo Verde.

Guiné Equatorial (84º lugar), Moçambique (96º), Angola (137º) e São Tomé e Príncipe (153º) completam o quadro dos PALOP.

Argentina, Bélgica, Colômbia, Alemanha, Chile, Portugal, França, Espanha, Brasil e Itália constituem o “Top” 10 do “ranking” da FIFA.