O seleccionador nacional, Lúcio Antunes vai ministrar entre os dias 05 e 11 de Dezembro, na cidade de São Filipe, uma acção de formação de treinadores de futebol.

A informação foi avançada sexta-feira pelo presidente da direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), Pedro Fernandes Pires, durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da associação, tendo apelado a todas as equipas a inscreverem seus treinadores nesta acção para melhor desenvolvimento da modalidade.

Além da realização desta acção de formação de treinadores de futebol, Pedro Pires promete para este mandato de dois anos a realização de outras acções formativas, nomeadamente de massagistas e dirigentes dos clubes para que o futebol da ilha possa reconquistar o lugar cimeiro do futebol cabo-verdiano.

A realização dos campeonatos regionais de primeiro e segundo escalões, de sub-15 e sub 17, sénior feminino, de veteranos, a implementação de futsal, a taça Fogo, são acções que constam do plano, mas uma das grande apostas de Pedro Fernandes Pires e implementar a taça inter-campeões Fogo e Brava, na perspectiva de criação de uma região desportiva forte envolvendo as duas ilhas a sul do país.

Presidente no acto de tomada de posse, o edil de São Filipe, Jorge Nogueira, que também acumula a vereação do Desporto, reconfirmou a disponibilidade da edilidade em apoiar a associação de futebol e as demais para o melhoramento do futebol e do desporto de uma forma geral na ilha do Fogo.

Além de apoios financeiros e materiais disponibilizados aos clubes e associações, o edil prometeu para 2017 mais dois campos relvados no município de São Filipe, campo de São Lourenço e de Lém (cidade), observando que os financiamentos na área desportiva são necessários porque a ilha tem grande potencial nas diversas modalidades que devem ser melhor aproveitada.

No quadro de geminação com municípios português, segundo Jorge Nogueira, a edilidade vai desenvolver um plano de formação em que anualmente serão enviados técnicos e dirigentes desportivos para formação de curta duração, observando que a formação dos dirigentes é necessário para se poder complementar o trabalho das associações.

Jorge Nogueira voltou a defender uma aposta maior nas escolas de iniciação desportiva, indicando que a edilidade vai disponibilizar apoios suplementares às associações e clubes que tenham escolas desportivas.

A nova época futebolística na ilha do Fogo inicia-se hoje com a realização da primeira edição da taça inter-campeões, denominado taça “Mário Djudju” em sinal de homenagem ao trabalho que esta figura desportiva tem realizado na preparação e realização dos jogos, sobretudo no estádio 5 de Julho.

A primeira edição da taça inter-campeões é disputada entre o Vulcânico, campeão do primeiro escalão, e ABC de Patim, campeão regional do segundo escalão, na época 2015/16.