O defesa central Domingos Duarte negou hoje qualquer “euforia” da seleção portuguesa de sub-19 após o triunfo 3-0 sobre Israel e lembrou que o êxito no Europeu só será possível com serenidade e sem “deslumbramento”.

"Assumir [a candidatura ao título] nesta fase prematura da competição seria uma estupidez. Começaria a haver stress e tensão na equipa. Se me perguntarem se sonho com isso? É claro que sim, como todos os jogadores que estão aqui”, admitiu.

O futebolista reconheceu que “foi importante começar com vitória e sem golos sofridos”, falou de um dia “mais feliz” para a equipa, mas recusa a ideia de um estado de euforia, pois “estaria a mentir”.

“Sabemos que não podemos deslumbrar-nos com três pontos, pois há mais nesta primeira fase. Esta vitória poderá ter-nos colocado perto do Mundial Sub-20 e ainda nem falámos sobre isso. Estamos completamente focados no próximo jogo. Os nossos objetivos de trabalhar jogo a jogo permanecem intactos", garantiu.

O desafio seguinte é na terça-feira frente à anfitriã Hungria, esperando o defesa “grandes dificuldades”, apesar do mau começo dos magiares no Grupo A, com derrota 1-3 frente à Áustria.

“Algo terá corrido mal, ainda vamos analisar o que foi. Seja como for, sabemos que não há jogos iguais e que são muito fortes fisicamente. A nossa intenção é preparar da melhor maneira esse jogo, pois queremos continuar a ganhar”, destacou.

A equipa voltou hoje aos treinos, numa sessão marcada pela descompressão e saída prematura de Nuno Santos, que sofreu um toque num joelho, durante uma jogada dividida com um colega, e será avaliado pelo departamento médico.

O grupo de trabalho assistiu ainda a uma sessão de esclarecimento sobre a viciação de resultados, ficando a saber que a UEFA tem meios de deteção e que os agentes desportivos envolvidos na combinação de resultados poderão enfrentar a prisão e hipotecar as respetivas carreiras, já que são automaticamente banidos de todas as atividades no futebol.

Esta ação foi conduzida pelo juiz suíço Michel Wuilleret, do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.