O guarda-redes Tiago Sá, herói da meia-final frente à Sérvia, afirmou hoje que "já desceu das nuvens" e "só pensa em tirar as medidas à Alemanha" e vencer a final do Europeu sub-19 de futebol, em Budapeste, na Hungria.

O guardião do Sporting de Braga B, que entrou no prolongamento do jogo disputado na terça-feira, e acabou por defender o derradeiro penálti no desempate após 120 minutos de jogo, passou o dia a ler e responder a e-mails, mensagens e chamadas telefónicas.

"Penso em tudo o que aconteceu: a minha entrada a frio para substituir o André [Moreira], os incentivos do “mister” Pedro Roma [treinador de guarda-redes] e o nervosismo inicial, que demorou uns cinco minutos a passar", recordou, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Os pormenores foram ficando mais nítidos, nomeadamente quanto à última defesa: "O “mister” Roma voltou a falar comigo antes dos penáltis para dizer como é que os sérvios os batiam e frisou a confiança nas minhas capacidades, apesar de eu não ter sido opção nos jogos anteriores do Europeu”.

“Depois lembro-me da velocidade a que vinha a bola e da defesa que fiz. Foi instintiva", revelou.

O jovem guarda-redes luso também valorizou o apoio dado pelo colega André Moreira.

"Saiu por lesão e ficou no banco a gritar como um doido para me apoiar, sobretudo nos penáltis. Não esperava outra coisa dele, pois também o apoiei sempre", afirmou.

Tiago Sá já pensa na final do Campeonato da Europa: "Não há tempo para ficar nas nuvens. Já descemos todos à terra porque vem aí o maior desafio de todos".

"Só pensamos em tirar as medidas à Alemanha. Queremos muito ganhar este Europeu e fazer história. Esse é o nosso sonho", acrescentou.

Portugal defronta a Alemanha na quinta-feira, às 18:00 em Portugal continental, na final do Europeu sub-19, tendo já garantido presença no Mundial da categoria, no próximo ano.