Portugal perdeu a final do Europeu de Sub-19, ao ser derrotado pela Alemanha por 1-0, em jogo realizado no Estádio Ferenc Szusza, em Budapeste, Hungria. Mukhtar apontou o único golo do encontro. Tal como em 2003, os lusos voltam a perder a final desta categoria, desta vez frente a uma Alemanha que foi superior em todo o encontro.

O jogo colocava em campo as equipas que venceram os dois grupos, com Portugal a somar por vitórias os três encontros e Alemanha a vencer dois e empatar um, com a Bulgária. Os portugueses, que jogaram mais meia hora para eliminar a Sérvia nos penáltis, acusaram o cansaço e esforço dispendidos no encontro das meias-finais, jogado na terça-feira, e nunca foram capazes de igualar os germânicos na vertente física do encontro.

A Alemanha tomou contra do encontro desde o primeiro minuto, instalando-se no meio-campo luso, e criando lances de perigo junto da baliza do guarda-redes André Moreira. Com mais experiência, adquirida pelo facto de vários jogadores já atuarem na primeira divisão da Alemanha, a Alemanha mostrava-se mais madura, melhor organizada taticamente, o que criou muitas dificuldades aos pupilos de Hélio Sousa na organização de jogo.

Stendera e Selke (por duas vezes) estiveram perto do golo que acabaria por surgir aos 38 minutos. Após cruzamento da direita, Mukhtar antecipou-se ao capitão Tomas Podstawski e desviou para o fundo da baliza de André Moreira. Minutos antes o guarda-redes do Ribeirão tinha evitado o golo alemão com uma grande defesa, numa bola desviada pelo central João Nunes.

Com Roni Lopes muito marcado, André Silva sem bola na frente, Ivo Rodrigues e Gelson Martins mais preocupados com tarefas defensivas, Portugal sentia inúmeras dificuldades para chegar com perigo junto da área alemã. A exceção foi um lance aos 19 minutos, com Rafa a rematar para defesa do guarda-redes alemão.

Hélio Sousa que tinha dado a titularidade a Raphael Guzzo em vez de Francisco Ramos, teve de desfazer a mexida e fazer entrar o médio do FC Porto no segundo tempo, assim como Romário Baldé para o lugar do apagado Ivo, na tentativa de dar um "abanão" no jogo e tentar o empate.

A postura na segunda parte foi outra, com os lusos mais no meio-campo contrário mas dando mais espaço na sua defesa, aproveitada pelos germânicos para lançar contra-ataques perigosos.

A seleção portuguesa vai estar perto do golo aos 68 minutos, numa sucessão de remates dentro da área germânica que nunca chegaram a baliza. Gelson Martins cruzou, Roni Lopes por duas vezes e André Silva depois remataram mas contra os defensores.

Mesmo com o desgaste físico e com menor discernimento, Portugal continou à procura do empates mas quando conseguia espaço perto da área germânica, releva muita cerimónia na altura de rematar, acabando por perder a bola.

Os alemães abdicaram de atacar e foram gerindo o resultado como podiam, mesmo pressionados por um Portugal que nunca desistiu. As melhores oportunidades acabaram por ser da Alemanha. Primeiro numa jogada em que Lohkemper apareceu isolado na área mas André Moreira evitou o golo com uma enorme defesa. Depois foi Francisco Ramos, num corte acrobátido,a tirar a bola de cima da linha, num remate que levava selo de golo, já perto do minuto 90

A Alemanha terminou o jogo no meio-campo português, gerindo até o apito final que o consagrou como campeão da europa de sub-19. Portugal volta a perder a final neste escalão, depois da derrota em 2003 aos pés da Itália por 2-0.

Selke da Alemanha foi o melhor marcador com seis golos, mais um que André Silva.

Os germânicos continuam na senda de vitórias, depois da conquista do Mundial do Brasil pela seleção sénior. E continuam a não dar tréguas aos lusos, já que no Mundial a seleção A tinha goleado Portugall por 4-0 na fase de grupos.

Apesar da derrota, Portugal garantiu um lugar no próximo Mundial de Sub-20.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.