A seleção portuguesa de futebol de sub-19 estreou-se hoje com uma derrota no grupo 8 de apuramento para o Europeu da categoria, ao perder em casa da anfitriã do minitorneio, a Bulgária, por 1-0.

Portugal, que foi vice-campeão europeu da categoria em 2014, teve maior domínio ofensivo, mas foi ineficaz e um autogolo de Gonçalo Vieira, aos 21 minutos, foi suficiente para os búlgaros segurarem até final o triunfo.

A equipa comandada por Hélio Sousa teve mais remates (12 contra cinco) e mais cantos (sete contra nenhum da Bulgária), mas só por três vezes conseguiu rematar na direção da baliza do guarda-redes, e capitão, Naumov.

Na segunda jornada do grupo, que decorre na Bulgária, Portugal defronta no sábado a Bielorrússia e na terceira ronda, na terça-feira, a Dinamarca, com ambos os jogos também agendados para Sliven.

Nesta fase de qualificação apuram-se para a ronda de elite os dois primeiros de cada um dos 13 grupos, mais o terceiro melhor classificado.

Ficha do jogo


Primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa sub-19 de 2017
1.ª jornada do grupo 8
Estádio Hadzhi Dimitar, em Sliven (Bulgária)

Árbitro: Alexander Harkam (Áustria).
Árbitros assistentes: Andreas Witschnigg (Áustria) e Fredrik Klyver (Suécia).
Quaro árbitro: Mohammed Al-Hakim (Suécia).

BULGÁRIA: Naumov - Cap., Lyaskov, Genchev, Naydenov, Yordanov, Rusev (Klimentov, 90+1’), Kovachev (S. Ivanov, 58’), Hristov, Tilev (Yanev, 64’), Dimitrov e Chandarov
Suplentes não utilizados: Petrov, Dobrev, Slavkov e Yoskov.
Treinador: Angel Stoykov.
Golos: Gonçalo Vieira (21’, auto-golo).
Disciplina: cartão amarelo a Tilev (59’), Chandarov (67’) e Hristov (77’).

PORTUGAL: Luís Maximiano, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Gonçalo Vieira, Abdu Conté, Tiago Dias, Quina (José Gomes, 80’), Bruno Paz - Cap. (Miguel Luís, 71’), Madi Queta (Rafael Leão, 46’), Florentino e Pedro Marques
Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Rui Pires, Pedro Pereira e João Queirós.
Treinador: Hélio Sousa.
Golos: -
Disciplina: Cartão amarelo a Quina (63’).