A seleção portuguesa de futebol de sub-19 empatou hoje com a Bielorrússia 1-1, na segunda e penúltima jornada do grupo 8 de apuramento para o Europeu da categoria, em Slivan, Bulgária.

Dois dias depois da derrota por 1-0 com a Bulgária, que organiza este minitorneio, Portugal voltou a sentir grandes dificuldades e só nos descontos conseguiu garantir o empate, que mantém a equipa das ‘quinas’ na corrida ao apuramento.

Tal como tinha sucedido na quinta-feira, Portugal, que foi vice-campeão europeu da categoria em 2014, voltou a ter maior domínio ofensivo, mas sem conseguir materializar esse ascendente.

Depois de uma primeira parte sem golos, só na etapa final do segundo tempo o marcador foi ‘ilustrado’, primeiro pela Bielorrússia, graças a uma grande penalidade.

Uma falta de Miguel Luís sobre Bakhar, que o árbitro suíço Adrien Jaccottet penalizou com penalti, cobrado por Lisakovich, permitiu aos bielorrussos passarem para a frente do marcador.

No primeiro dos quatro minutos de compensação concedidos pelo juiz helvético, Portugal chegaria à igualdade, por intermédio do mesmo Miguel Luís, que se redimiu do derrube que originou o golo adversário.

Com este empate, Portugal soma o primeiro ponto no grupo 8, a três dias do jogo decisivo com a Dinamarca, que hoje ainda defronta a anfitriã Bulgária, duas equipas que venceram o primeiro jogo.

Nesta fase de qualificação apuram-se para a ronda de elite os dois primeiros de cada um dos 13 grupos, mais o terceiro melhor classificado.

Ficha de Jogo:

Estádio Hadzhi Dimitar, em Silven (Bulgária)
Torneio de Apuramento para o EURO-2017 - 2.ª jornada do Grupo 8

Árbitro: Adrien Jaccottet (Suíça)
Árbitros assistentes: Stephane de Almeida e Daniel Nikov (Suíça)
4.º Árbitro: Georgi Davidov (Bulgária)

Portugal - Diogo Costa; Pedro Pereira, Diogo Queirós - cap., Pereira Queirós e Abdu Conté; Quina (Madi Queta, 66'), Florentino, Miguel Luís; Tiago Dias (Diogo Dalot, 66') , Rafael Leão, Pedro Marques
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Gonçalo Vieira, Rui Pires e Bruno Paz.
Treinador: Hélio Sousa
Golos: 1-1, Miguel Luís (90'+1)
Disciplina: Amarelos - Pedro Pereira (90'+4')

Bielorrússia - Pavlychennko; Kuchinski, Shvetsov - cap., Kisel, Malkevich; Saramahka (Savostikov, 57'), Bakhar, Siadzko, Vakulich (Korzun, 87'); Krasnov, Mukhamedau (Lisakovich, 67').
Suplentes não utilizados: Plotnikov, Kazantsev, Kraiko e Dichenkov.
Treinador: Mikhail Markhel
Golos: 0-1, Lisakovich (79' g.p.)
Disciplina: Amarelos - Korzun (88')

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.