O técnico da seleção portuguesa de futebol de sub-19, Hélio Sousa, chamou hoje 18 jogadores, dez dos quais entre FC Porto e Benfica, para um torneio de preparação que antecede a qualificação para o Europeu da categoria.

Portugal é anfitrião da primeira fase de apuramento para o Euro2014, em novembro, mas antes desloca-se à Hungria para um torneio particular com a Espanha (10 de outubro), a seleção magiar (12) e a Eslováquia (14).

Nas escolhas de Hélio Sousa para este torneio destaque para o guarda-redes Guilherme Oliveira (Sporting), o defesa Nélson Monte (Rio Ave) e o médio Janio Bikel (SC Heerenveen/Hol), que poderão ter estreia absoluta ao nível de seleções.

A estrearem-se, mas nos sub-19, estão também Alex Alfaiate, Tiago Sá, Hélder Costa, Raphael Guzzo, Gelson Martins, Ivo Rodrigues e Nuno Santos.

No grupo de apuramento e que precede a ronda de elite, agendada para a primavera do próximo ano, Portugal terá em novembro como adversários a Noruega, o Luxemburgo e São Marino.

Jogadores convocados:

- Guarda-redes: Tiago Sá (Sporting Braga) e Guilherme Oliveira (Sporting).

- Defesas: Alexandre Alfaiate (Benfica), João Nunes (Benfica), Rafa (FC Porto), Rebocho (Benfica) e Nélson Monte (Rio Ave).

- Médios: Raphael Guzzo (Benfica), Francisco Ramos (FC Porto), Tomás Podstawski (FC Porto), Marcos Lopes (Manchester City/Ing), Janio Bikel (SC Heerenveen/Hol) e Helinho (Vitória Guimarães).

- Avançados: Nuno Santos (Benfica), André Silva (FC Porto), Ivo Rodrigues (FC Porto), Cristian (Sporting) e Gelson Martins (Sporting).